Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

18/11/2019 10:54
  • Funcarte divulga resultado da Seleção para projetos LGBTQI+
Alex Régis

A Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte), da Prefeitura de Natal publicou, na edição desta segunda-feira (18/11), do Diário Oficial do Município, o resultado da Seleção Pública 030/2019 para apoiar financeiramente projetos do Festival de Artes e Cultura LGBTQI+. Oito projetos foram selecionados pela comissão julgadora organizada na Secretaria. A seleção vai remunerar financeiramente e incentivar o poder de transformação da comunidade LGBTQI+, apoiando sua representatividade, através de ações de caráter artístico e cultural voltadas à valorização e respeito à diversidade, desde que não fira as normas legais.

Ao término da análise, foram selecionados quatro projetos na categoria I – Projetos inéditos e/ou finalização de ações culturais inclusivas e culturais, dois projetos na categoria II – Projeto de formação e qualificação e dois projetos na categoria III – Reconhecimento artístico e cultural, totalizando oito selecionados por ordem de classificação, da maior para a menor pontuação, do 1º ao 8º lugar. 5. As colocações subsequentes, não obtiveram pontuação suficiente para classificação.

“Esta é uma seleção pública para promover a tolerância, a sociabilidade e a integração da sociedade com a diversidade cultural da população LGBTQI+, na prática das expressões artísticas e culturais que envolvam diversidade de gênero”, comentou o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão durante o lançamento do edital.

A Comissão Julgadora decidiu pela aprovação total de quatro dos onze projetos inscritos e pela aprovação parcial de mais quatro projetos, com ressalvas, pois os mesmos atendem ao objeto da referida Seleção Pública. No entanto, esses classificados precisam adequar os conteúdos de seus projetos. No processo de escolha, foram considerados os conteúdos pragmáticos da proposta, a contribuição na promoção igualdade de oportunidade de pessoas do segmento, potencial de desenvolvimento econômico e social, a experiência no conteúdo em questão, currículo do proponente e contribuição, observando também, o grau de objetividade, complexidade e os resultados esperados.

A seleção faz parte da política pública de editais e seleções públicas de fomento para todos os segmentos culturais e da economia criativa da cidade. A Prefeitura do Natal é a maior promotora de cultura e geradora de emprego, renda e lazer na cidade para a economia criativa.

O Diário Oficial com o resultado pode ser acessado no link

Os projetos selecionados foram:

1 - Railson Gonçalves da Silva - Diversidade viva

2 - MI Ferret Lince - Mostra de Arte e Diversidade

3 - Amanda Karine de Oliveira Lisboa - Curso livre de produção de eventos

4 - Isadora Reis Braile Aragão – BEIJX

5 - Marlene Silva de Freitas - III Seminário Nacional de lésbicas e bissexuais negras

6 - Patrícia Farias de Souza - Nós três, LGBTs

7 - André Luiz Machado Santos - Mostra de cinema LGBTQI+