Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

18/11/2019 12:07
  • Enconat 2019 comemora Jubileu de Prata
Adrovando Claro

A última noite de apresentações dos concertos oficiais do 25° Encontro de Corais da Cidade do Natal e o 17º Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat) foi marcada pela comemoração do Jubileu de Prata (25 anos) ininterrupto do evento. O 4º concerto oficial do Enconat 2019 reuniu um público de admiradores do canto coral de várias gerações, lotando o auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), no sábado (16/11).

Foram quatro dias de concertos e evocação ao canto coral. O anfitrião do evento, o Coral Municipal “Sons da Terra” foi bastante aplaudido com as canções “Procissão”, “Encontros e Despedidas” e “Mais uma de Amor”. Com 26 anos de história o “Sons da Terra” é constituído por vozes femininas de educadoras da Secretaria Municipal de Educação de Natal, tendo como fundadora e regente a professora Rosângela Albuquerque.

Na ocasião, a idealizadora e coordenadora geral do Enconat, Rosângela Albuquerque, foi homenageada pelas coralistas do “Sons da Terra”. Emocionada, a maestrina agradeceu a homenagem. “Quero agradecer toda amizade que concretizamos ao longo desses anos, e sou muito grata por tudo isso”. Rosângela também falou da participação de todos os grupos corais no Enconat. “Agradeço a cada um por esse cuidado, de sempre preparar e trazer um bonito espetáculo”, finalizou a regente.

A primeira apresentação ficou por conta do Coral da UNP, regido pelo maestro Isak Lucena.  No repertório o “Salmo 150”, de Ernani Aguiar, o “Samba em Prelúdio”, de Vinícius de Moraes e Baden Powell e “We Are The Champions”, de Fred Mercury. Isak Lucena ressaltou que é muito importante participar do Enconat. “Sentimos lisonjeados de integrar esse evento tão significativo para o canto coral. Participamos desde a primeira edição do Enconat, há 25 anos”, contou o regente.

Outro momento marcante foi a apresentação do “Grupo de Ópera Canto Dell’Arte”, regido por Edson Bruno de Araújo e que levantou a plateia diante de um espetáculo que reuniu música clássica e teatro. Já o Coral SEDUC, de Cuiabá-MT, além das canções “Pense em Mim” e “Prece ao Vento”, cantou um pout-porri de músicas matogrossenses. “Participamos do Enconat em 2007, 2009 e esta edição. Recentemente a cidade de Cuiabá completou 300 anos, então trouxemos músicas que falam um pouquinho do nosso lugar e belezas naturais da região”, falou o regente Adriano Bismark.

A funcionária pública do Estado, Rosângela Costa, disse que gosta de assistir as apresentações do encontro de corais. “Sempre que possível, venho assistir os concertos. São apresentações lindas, com músicas de qualidade. Parabéns aos organizadores”.  Formada em Artes com habilitação em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rosângela Albuquerque, natural de Natal-RN tem se dedicado à arte musical com determinação. “Nosso objetivo é promover esse gênero de qualidade inquestionável que é o canto coral. O Enconat é a maior festa de corais realizada na capital do Rio Grande do Norte”.

Durante o 4º concerto oficial do Enconat 2019 se apresentaram o Coral da UNP, Grupo Vocal Acorde, Grupo de Ópera Canto Dell’Arte, Coral Paco Horo, Grupo In Versão Vocal, de Natal-RN;  Coral Estrela D’Alva (Parnamirim-RN), Coral Seduc (Cuiabá-MT) e Coral da Santa Casa de Fortaleza,Coral da AABB, Vozes do Sintufce, de Fortaleza-CE.