Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

19/11/2019 15:52
  • Unidade de Candelária realiza palestra sobre prevenção do câncer de próstata 
Divulgação

Durante o ano todo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferta serviços de conscientização para a população natalense. Conhecido como o mês do homem, por causa do combate ao câncer de próstata, o Novembro Azul também se destaca por diversas ações. Dessa forma, dando prosseguimento à programação, foi realizado, na manhã desta terça-feira (19), na Unidade de Saúde de Candelária, mais uma palestra em prol da saúde do homem. 

 

 

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata mata mais de 14 mil pessoas por ano no Brasil, além disso, de acordo com o próprio levantamento, um em cada seis homens têm câncer. 

 

 

Com isso, é de extrema importância que os homens a partir dos 45 anos de idade realizem consultas médicas para dar iniciativa ao exame do toque. “Primeiro é realizado o exame de sangue para saber a situação do PSA (Antígeno Prostático Específico), que é para medir a proteína produzida pela próstata. Quando o PSA está alterado é feita a ultrassonografia para saber o tamanho da próstata, a partir disso o paciente poderá ser encaminhado ou não para o urologista e fazer o exame anual do toque”, explica, João Cláudio, palestrante, médico e sexologista que trabalha há 15 anos na Unidade de Candelária. 

 

 

Com o auditório lotado de curiosos, enfermeiros e profissionais da saúde, os principais serviços oferecidos para o público, além da palestra, foram: dinâmicas, café da manhã e sorteio de brindes. De acordo com o médico da unidade e responsável pela palestra, João Cláudio, é de suma importância que a população masculina tenha informações sobre o câncer de próstata, assim como outras doenças relacionadas no intuito de realizar a prevenção e o tratamento adequado para a cura. “A palestra foi proveitosa, pois conversamos sobre os aspectos gerais, não só do câncer em si, mas sim sobre os cuidados que envolvem a saúde da população masculina. Além de informações sobre o exame de próstata, discutimos sobre o diabetes e a importância da boa alimentação”, disse. 

 

 

Presente na ação, Flávio Rodrigo, de 37 anos, é Agente Comunitário de Saúde da Unidade Ronaldo Machado, localizada no bairro Planalto. Ele ainda não fez o exame, porém destacou a relevância do evento na luta contra a doença. “É importante participar e conhecer os reais problemas do câncer. Saber como é feito o procedimento de prevenção e tratamento. Desde a problemática e o risco à saúde até as principais dúvidas”, conta.  

 

 

A próstata é uma glândula que produz e armazena o líquido espermático, que tem como principal função proteger os espermatozoides após a ejaculação. Na fase inicial, um dos sintomas mais comuns são: sangue na urina, dificuldade em urinar, diminuição do jato de urina e demora em começar e terminar de urinar. Além disso, um dos fatores de risco é o histórico de câncer na família e a obesidade. Na maioria das vezes, o principal meio de tratamento do câncer é por meio da cirurgia, que pode ser feita junto com tratamento hormonal e a radioterapia.  

  




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css