natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado dia 20 de novembro no Brasil, a ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, retomando fatos históricos e a cultura negra. A Escola Municipal Professor Waldson José Bastos Pinheiro, prezando por essa reflexão, realizou na sexta-feira (29), a encerramento das atividades de pesquisa e conscientização realizadas na escola durante toda uma semana
Na Semana da Consciência Negra “A África Somos Nós” os alunos participaram de oficinas de turbantes, oficina de trançados afro, palestra, oficina criativa segundo as expressões corporais afro-brasileiras, oficina de dança afro e seu gestual, exposição de máscaras africanas e seus respectivos países, degustação de comidas típicas africanas e exposição de cartazes informativos. A gestora pedagógica, professora Maria do Socorro Santos M. de Araújo destacou o empenho dos profissionais da escola na ação. “É importante destacar a colaboração e o cuidado dos nossos companheiros de trabalho. É um tema relevante para toda sociedade e que precisa ser sempre discutido. Precisamos conscientizar nossos jovens”.
Durante o evento, os alunos fizeram o cortejo inicial tocando e cantando, logo depois assistiram à apresentação da dança do xangó, e apresentaram o samba de roda, a capoeira e o maculelê. A escola atende principalmente alunos adolescentes e pré-adolescentes, fase decisiva, na qual é importante estimular o respeito pelo próximo e suas diferenças.
“A principal intenção é trabalhar com os alunos o respeito, a conscientização, sobre o negro no Brasil, já que nossa sociedade vem também do povo africano. Os nossos alunos precisam conhecer, porque quando a gente conhece, a gente se identifica e respeita muito mais. ”, destacou a professora e integrante da coordenação do projeto, Simone Barros da Nóbrega.
O aluno Weverton Teodoro César de Araújo, 13 anos, comentou a iniciativa da escola. “Aprovo esse tipo de ação aqui na escola, porque nos ensina a ter respeito pelos outros, e também dá a oportunidade de conhecer a cultura africana. ”