Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

20/12/2019 11:52
  • Comcit discute ampliação da área do Parque Metrópole Digital
Divulgação

O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcit), do município de Natal, discutiu em reunião extraordinária nesta quinta-feira (19/12/2019), proposta de expansão da área do Parque Tecnológico Metrópole Digital, localizado nas imediações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no entorno imediato do Instituto Metrópole Digital.

A proposta, entre outras coisas, amplia a área do Parque e permite captar mais empresas de desenvolvimento de Tecnologia da Informação (TI) no município.  Atualmente, o Parque conta com 53 empresas credenciadas, apoia outros 29 empreendimentos, via sua incubadora de empresas, a Inova Metrópole, e mantém em atividade cerca de 800 profissionais, sendo 69,5% deles com nível técnico ou superior.

Por definição, um parque tecnológico é uma área geográfica formada por empresas, instituições de ensino, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica. Entre seus objetivos, está fomentar, apoiar e desenvolver atividades relacionadas à ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação, integrando instituições de ensino, governo e empresas.

O Parque Tecnológico Metrópole Digital é credenciado junto ao Comcit e sua atividade ocorre em consonância com a Lei Complementar Nº 167 de 18/07/2017, que “dispõe sobre a concessão de incentivos fiscais a empresas de Tecnologia da Informação e a Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) integrantes de Parque Tecnológico, localizadas no Município de Natal”.

Presidido pelo secretário municipal de Planejamento, Alexsandro Ferreira, o Comcit discutiu, além da questão do Parque Metrópole, a participação no Seminário sobre o Plano Diretor de Natal previsto para a acontecer em 18 de janeiro de 2020.

O Comcit é composto pelas seguintes instituições: Secretaria Municipal de Educação – SME, Secretaria Municipal de Saúde – SMS, Controladoria Geral do Município – CGM, Câmara Municipal do Natal – CMN,  Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura – Funpec, Universidade Potiguar – UNP, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte – Sebrae, Federação do Comércio de Bens, Serviços, Turismo do Estado do Rio Grande do Norte – Fecomércio, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte – Fapern, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – Fiern e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.