Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

19/02/2020 10:02
  • Carnaval de Natal: SMS promove ações educativas e testes de HIV
Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde vai estar presente na programação do Carnaval de Natal com a realização de testes rápidos de HIV, Síflis e distribuindo preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante para os foliões nos sete pólos da cidade.

 

O objetivo é conscientizar as pessoas quanto à importância de prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) através da promoção à saúde. Tanto o preservativo masculino e feminino previnem contra HIV, Gonorreia, HPV, Hepatites, entre outras IST's. Ao todo, durante o período carnavalesco, a SMS vai disponibilizar mais de 60.000 unidades de métodos contraceptivos.

 

Na quinta-feira (20) e sexta-feira (21), período que antecede os principais dias da festa, as atividades são intensificadas especialmente nos pólos Petrópolis e Ponta Negra. Entre 17h e 22h, os profissionais de saúde estarão pelo público conversando sobre a importância da prevenção, focando na conscientização e na importância do autocuidado com a saúde não apenas na época do carnaval como no ano inteiro.

 

A expectativa é realizar entre 200 e 250 testes rápidos durante a folia considerando a capacidade da estrutura. Os movimentos sociais de luta contra a AIDS são parceiros da ação dão suporte nas atividades. Emilly Miranda, responsável Técnica do Núcleo Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais destaca que é um momento importante para a intensificação da campanha ao combate às ISTs.

 

"Nessa época diversos fatores aumentam a vulnerabilidade das pessoas; os testes  rápidos estão disponíveis o ano inteiro de forma gratuita nas unidades de saúde e intensificamos a ação no carnaval”, explica. Emilly fala ainda que um dos objetivos é despertar na população a consciência da necessidade da prevenção, tendo em vista que o uso do preservativo ainda é a forma mais eficaz de se prevenir das ISTs como o HIV e Sífilis. “Pelo menos uma vez ao ano todo mundo que tem vida sexual ativa deve fazer o teste rápido, é muito importante esse autocuidado”, finaliza.

 

Durante todo mês de fevereiro, a SMS Natal realizou ações educativas nas Unidades de Saúde. Nesse período também foram apoiadas as empresas que desejaram realizar palestras e momentos educativos com seus funcionários.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css