Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

20/02/2020 09:47
  • CMEI Professor Arnaldo Arsênio de Azevedo ganha mural artístico
Manoel Barbosa

O Centro Municipal de Educação Infantil Professor Arnaldo Arsênio de Azevedo inaugurou, nesta quarta-feira (19/02), um grande painel artístico com intervenções de um grupo de grafiteiros em vários espaços da unidade de ensino.

“O principal papel é mostrar a importância da arte grafite à comunidade de maneira geral, além de deixar o espaço mais encantador e mágico para nossas crianças se sentirem mais acolhidas”, destacou a gestora administrativa, a professora Liane Meire. O secretário adjunto de Gestão Escolar, Paulo Victor Cavalcante Barra, e a vereadora Nina Souza visitaram a unidade de ensino para conhecer o painel artístico elaborado pelos grafiteiros.

Conhecido no cenário das artes como “Borges”, Marcelo Borges foi um dos artistas que participou do projeto no CMEI Professor Arnaldo Arsênio de Azevedo. “Minha inspiração para a arte que criei aqui foi o jardim. Ele tem muitas plantas, então resolvi criar um jardim encantado, com fadas e duendes para aguçar o lado criativo e curioso das crianças. A importância de trazermos nossa arte aqui é para que eles vejam que, através dos grafites, eles também podem, no futuro, ser artistas”. Marcelo tem uma carreira artística de 25 anos. Participaram também os artistas Clara Félix, Darlan Stomp, Emanuel Aguila e Joao.

Atuando há 17 anos na Guarda Municipal de Natal, Nathan Fernandes é grafiteiro há 20 anos. Conhecido como “Magão”, ele participou do projeto juntamente com a Guarda Municipal de Natal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo também do projeto, além da beleza da arte projetada na estrutura física da unidade escolar, é levar o reforço da educação familiar juntamente com o combate à violência, e passando também pelos direitos do cidadão.

“O meu desenho é uma crítica ao consumo exacerbado dos recursos naturais, como por exemplo, as queimadas na Amazônia. Estamos vendo catástrofes no mundo com grandes consequências exatamente pela falta da consciência humana em preservar a natureza e o planeta para os futuros moradores. Então, pensando nisso resolvi expor através da arte essa reflexão”.

Lidiane Barbosa Garcia é mãe de Luís Carlos Barbosa Nascimento, de três anos e matriculado no Nível II da Educação Infantil. Ela foi conferir a arte na unidade de ensino e destacou que “essas atividades são muito importantes, pois eles (crianças) aprendem um pouco mais sobre o grafite, e se quiserem, no futuro também serão artistas”.