Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

20/02/2020 10:30
  • SMS recebe visita de facilitadora do Hospital Sírio Libanês

Com a intenção de promover maior integração e articulação entre a gestão municipal e os programas de residência médica na rede pública de saúde, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu  a facilitadora do Hospital Sírio-Libanês (SP), Rosa Bueno. A visita ocorreu no sentido de viabilizar o desenvolvimento da segunda fase das ações da capacitação de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS - DGPSUS, iniciada ano passado no Instituto de Ensino e Pesquisa do hospital paulista.

Na reunião foram discutidos pontos como a aplicabilidade do projeto e o monitoramento e avaliação das ações já executadas de intervenção, desenvolvida durante a primeira fase do curso de gestão, e que têm a finalidade de fornecer suporte para os programas de residência médica e multiprofissional desenvolvidos na capital. “A intenção é a organização, a integração dos programas de residência e a implantação de novos projetos voltados para a atenção básica, não só com o olhar  e o foco para a atenção hospitalar”, como explica Rosa.

Com um espaço físico para a concentração desses programas de residência e uma equipe já designada, o segundo estágio do projeto agora parte para o mapeamento das unidades básicas de saúde do município que serão beneficiadas pela ação, verificando e fazendo o diagnóstico para que elas possam melhor receber os residentes. Tudo isso com a intenção de desenvolver um maior relação entre a gestão e o ensino, beneficiando assim a rede de atenção básica, como reforça Magda Dantas, do Setor de Educação Permanente e Articulação Ensino-Serviço (Sepaes) “Fortalecer a atenção básica através do atendimento a população de uma forma mais completa”.

Promovido pelo Sírio-Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde e entidades Estaduais e Municipais, o curso tem duração de dois anos e conta com dois momentos, sendo o primeiro marcado por visitas mensais da equipe a unidade em São Paulo, e o segundo a implementação do projeto desenvolvido. O foco do projeto é a mudança das realidades de formação no SUS, por meio de intervenções organizadas, construídas, implementadas, monitoradas e avaliadas ao longo dos ensinamentos.