Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

20/02/2020 13:55
  • Guarda Municipal utilizou brigada de controle de distúrbio em clássico de futebol
Divulgação

O clássico disputado no Estádio Frasqueirão, na capital, na noite dessa quarta-feira (19), entre os times potiguares ABC e América recebeu reforço na segurança com o patrulhamento da Guarda Municipal do Natal (GMN) e a Brigada de Antidistúrbios composta por guardas preparados para atuar em situação que requer controle de distúrbios civil.

O trabalho de patrulhamento realizado pelos guardas municipais no sentido de contribuir com a segurança dos torcedores seguiu também na área do estádio, colaborando com as ações preventivas desempenhadas pela Polícia Militar.

Para a titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, o serviço da GMN é um reforço importante na segurança do cidadão natalense, pois juntamento com as demais forças de segurança pública, amplia o efetivo de agentes nas ruas. “A Guarda cumpre muito bem o seu papel de proteção e de integração com as forças policiais na missão de levar segurança para a população”, comentou.

Segundo o comandante da GMN, Alberfran Grilo, o efetivo utilizado foi direcionado às guarnições para os pontos mais críticos da localidade. “Geralmente temos conhecimento dos locais onde é comum o enfretamento e de posse dessas informações procuramos situar nossas guarnições nesses pontos”, disse.

A Brigada da GMN utilizada durante o clássico foi capacitada pelo Corpo de Fuzileiros Navais de Natal e é composta por agentes qualificados no manuseio e uso de armamento menos que letal, a exemplo de bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo, gás pimenta, projéteis de elastômero (bala de borracha), uso de lançadores, escudos e outros. Os agentes foram treinados nas formações básicas de choque, comando por gestos e aperfeiçoamento das técnicas e táticas do Controle de Distúbios.

Na avaliação do comandante da GMN, o trabalho integrado de segurança alcançou êxito assegurando a tranquilidade do clássico antes, durante e após o jogo. “A missão foi cumprida de maneira exemplar e quem ganha é a sociedade”, concluiu Alberfran.