Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

21/02/2020 11:27
  • XX Jornada de Educação da Rede Municipal do Natal vai discutir Educação e Diversidade 
Manoel Barbosa

A cada início de ano letivo, a Prefeitura do Natal e a Secretaria Municipal de Educação promovem a Jornada de Educação da Rede Municipal do Natal (Jenat) e neste ano em sua 20ª edição com o tema “Educação e Diversidade: além do conceito, um valor”. O evento acontece no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), no bairro de Nossa Senhora de Nazaré, nos dias 27 e 28 de fevereiro, reunindo todos os profissionais do magistério.   

 

Com início da programação marcada para às 19 horas da próxima quinta-feira (27), a palestra de abertura da XX Jenat será ministrada pela professora Anita Lilian Zuppo Abed, psicopedagoga da Mind Lab Brasil – Projeto MenteInovadora e consultora da Unesco. A programação segue durante a sexta-feira (28), das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com duas mesas-redondas e quatro palestras.

 

O objetivo da Jornada é oferecer aos educadores da Rede Municipal de Ensino discussões acerca de uma temática que possa ser, além de discutida durante evento, desenvolvida ao longo do ano letivo nas unidades de ensino desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos. A equipe pedagógica da SME elegeu o tema da Jenat 2020 considerando várias situações vivenciadas na sociedade em geral, não somente nos espaços escolares, e que tiveram impacto nas relações intra e interescolares, tais como intolerância religiosa, política, desrespeito às orientações sexuais de alunos e educadores, como também um aceno a retrocessos curriculares e metodológicos.

 

A Jenat desde ano contará com as palestras no turno matutino: “A dor da gente não sai nos jornais: nossos alunos e seus dilemas”, pela professora doutora Andréia Clara Galvão (Instituto Bem-te-vi) e “Onde pisas o chão, minha alma salta e ganha liberdade na amplidão: nossos professores e seus quereres”, pelo professor doutor Saimonton Tinoco da Silva (UFPB). Já na programação vespertina, palestras com os professores doutores da UFRN, Jefferson Fernandes Alves e a professora Vândiner Ribeiro.   

 

A Rede Municipal de Ensino de Natal conta com 72 Escolas de Ensino Fundamental e 74 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), para atender cerca de 59 mil alunos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. O quadro de docentes da rede é formado por 3.197 professores efetivos, 702 educadores infantis efetivos e 635 professores temporários.

 

Palestra de Abertura

Anita Lilian Zuppo Abed

Consultora da Unesco sobre o tema “habilidades socioemocionais”, possui mais de 30 anos de experiência como psicoterapeuta. É docente em cursos de pós-graduação em Psicopedagogia em várias instituições do Brasil. Psicopedagoga na MindLab desde a sua chegada ao Brasil, em 2006.   




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css