Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

04/03/2020 14:00
  • 83 aves silvestres são resgatadas na Feira do Carrasco em operação conjunta
Foto: Divulgação/Semurb

Em mais uma operação conjunta de combate ao tráfico e maus tratos de animais nas feiras livres de Natal, 83 aves silvestres, que estavam sendo comercializadas ilegalmente, foram resgatadas na manhã desta quarta-feira (04). As equipes de fiscalização da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), de Serviços Urbanos (Semsur), da Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema), do Grupamento de Ações Ambientais da Guarda Municipal de Natal (GAAM) e do Ibama vistoriaram a Feira do Carrasco, no bairro das Quintas, Zona Oeste, onde duas pessoas também foram detidas para averiguação.

 

Dentre as espécies resgatadas estão 20 Golinhas, 17 Azulões, 09 Sibites, 08 Galos de Campina, 07 Sabiás-Laranjeira, 07 Papa Arroz, 04 Periquitos da Caatinga, 03 Saíras Amarelas, 02 Vem-Vem, 01 Beija-Flor Saíra, 01 Rolinha Branca, 01 Papa Capim, 01 Anumará, 01 Cancão e 01 Concriz. Segundo informações do supervisor de Ambientes Naturais e Biodiversidade da Semurb, Iang Chaves, a fiscalização conjunta é uma rotina para combater esse tipo de crime nas feiras livres da capital.  “Todos os animais silvestres já foram encaminhados ao Ibama para serem avaliados quanto a sua saúde, e posterior reintrodução à natureza”, diz.

 

Chaves informa que a multa para quem for pego comercializando, guardando em cativeiro ou depósito, ou ainda, transportando espécimes da fauna silvestre sem autorização é de R$ 500 por animal apreendido. E pode chegar até R$5 mil se o animal estiver na lista de ameaçados de extinção, como é o caso dos Periquitos da Caatinga que foram apreendidos, mas os responsáveis não foram identificados durante  a operação. Além disso, a pessoa responde por crime ambiental de acordo com o Decreto Federal nº 6.514/2008. 

 

O supervisor enfatiza também que nos caso de criadouros domésticos, a pessoa que quiser entregar o animal voluntariamente aos órgãos responsáveis pode fazê-lo sem sofrer sanções. “Basta entrar em contato com a Semurb pelo telefone da Ouvidoria e solicitar a ida de uma equipe até o local. A mesma lei que pune os infratores também abre essa possibilidade de renúncia da guarda ilegal sem a lavratura de multa”, explica Chaves.

 

As gaiolas, alçapões e vários recipientes usados para alimentação dos animais foram destruídos para que não sejam mais utilizados. Você também pode ajudar no combate aos maus tratos e tráfico de animais em Natal, basta ligar para a Secretaria de Segurança Pública no 181, para a Linha Verde do IBAMA no 0800 618 080, ou ainda para Ouvidoria da Semurb no 3616-9829,  que funciona no horário das 8h às 14h, segunda a sexta e fazer sua denúncia.
 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css