Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

30/03/2020 10:02
  • GMN adota medidas para evitar contágio do Covid-19 em serviço
Divulgação

O trabalho de segurança preventiva da Guarda Municipal do Natal (GMN) é essencial para a capital, o que resulta na necessidade da corporação continuar atuando 24h, mesmo com a situação de pandemia que assola o país devido ao Covid-19. Porém, medidas e procedimentos técnicos de preservação da saúde dos guardas foram tomadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) em conjunto com o Comando da GMN.

Entra as ações está o processo de higienização regular e desinfecção das viaturas que está sendo realizado diariamente antes da saída ao serviço. Os veículos operacionais são limpos com solução de álcool 70% nos pontos mais críticos onde há o manuseio regular, a exemplo de volantes, maçanetas, câmbio, radiocomunicadores, painéis e outras partes comuns.

Outra medida adotada é a utilização de equipamentos de proteção individual. Mesmo tendo dificuldades de aquisição no mercado devido à alta procura, estão sendo disponibilizadas máscaras, luvas e álcool para os guardas municipais em serviço operacional. O reforço também aponta para atenção com medidas simples de higienização, porém importantes para evitar o contágio e propagação do coronavírus.

Nessa situação, são repassadas informações ao efetivo para evitar aperto de mãos, manter as janelas das viaturas sempre abertas possibilitando a circulação de ar, trocar o uniforme a cada serviço, após busca e abordagem pessoal lavar a mãos com água e sabão ou utilizar álcool 70%, além de se manter atento na higienização de equipamentos de uso coletivo e pontos das viaturas.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, informou que todos os esforços estão sendo empreendidos para a Secretaria adquirir mais material de proteção individual no sentido de evitar a falta para os agentes. “Mesmo com a dificuldades de encontrar esses itens no mercado a Semdes está trabalhando assiduamente para conseguir mais material e suprir a corporação durante toda essa pandemia”, comentou.

Já o comandante da GMN, Alberfran Grilo, lembrou de uma medida importante para evitar contágio e consequentemente não diminuir o efetivo na rua. “Estamos determinando que qualquer guarda municipal que apresente sintomas de gripe como febre, tosse, falta de ar, deve informar imediatamente a sua chefia superior para que sejam tomadas as providências cabíveis”, informou.

Todos os grupamentos operacionais da GMN, desde a Ronda Ostensiva (Romu), Ação Ambiental (Gaam), Ronda de Proteção Escolar (Rope), Ronda Saúde (RondaS) e Ação Patrimonial (Gapa), estão em atividade 24h, além dos agentes que atuam em postos físicos como a Central de Videomonitoramento, Prefeitura e outros.