Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

02/04/2020 10:17
  • Professores incentivam atividades físicas para alunos da Rede Municipal
Cedida

Com a necessidade da suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino, como medida preventiva no processo de combate ao coronavírus, professores de Educação Física estão utilizando das plataformas digitais para interagir com os alunos, e incentivar a continuidade da prática desportiva como necessidade para o desenvolvimento físico e mental das crianças e adolescentes, como também a necessidade de se exercitarem durante o período de isolamento social.

Atuando na Rede Municipal de Ensino desde 2007, a professora Flávia Leite Uchôa da Escóssia, que leciona na Escola Municipal Professora Laura Maia, destaca a importância na realização de algumas atividades para os alunos exercitarem em casa. “Diante da suspensão das aulas, com os alunos tanto tempo em casa, nós de Educação Física podemos sugerir atividades simples que utilizem pequenos espaços, mas que possam ocupar um tempo do dia deles. É importante que movimentem o corpo e desopilem a cabeça, evitando que fiquem muito tempo parados utilizando apenas o lazer virtual”.

A professora Flávia Escóssia disponibilizou via grupos de WhatsApp da escola uma sequência de exercícios para que os estudantes, e até mesmo os colegas professores possam realizar alguma atividade física em casa. “A gravação de vídeos ou de aulas online é uma boa alternativa. É importante que façamos em algum momento do dia alguma atividade motora. É inevitável, em um período de confinamento, que passemos muito tempo sentados ou deitados. Assim sendo, tirar de 15 a 30 minutos do dia, pelo menos, para fazer uma atividade, é importantíssimo. O corpo precisa”.

Flávia Escóssia destaca o comprometimento dos colegas professores de Educação Física ao se mostrarem ativos nesta interação virtual com os alunos. “Acredito que os colegas conhecem seus alunos e sabem das necessidades de suas comunidades. Sei que cada um deles está fazendo o melhor para si e para seus alunos nesse período tão difícil que estamos passando.”

Lecionando em duas unidades de ensino da Prefeitura do Natal, a professora Helisabela do Nascimento Pereira D’anjour destaca a necessidade da atividade física neste momento de isolamento social, e que a prática pode ser realizada em qualquer ambiente, de acordo com as circunstâncias. “Na Educação Física, trabalhamos o movimento e atribuímos a cada movimento um significado. Nesse sentido, eu procuro trabalhar em sala de aula que a prática da atividade física pode ser feita tanto dentro da escola, como nos parques e em casa. Dentro dessas atividades, nós procuramos trabalhar brincadeiras, tanto antigas, como da atualidade, sempre procurando atribuir um significado e buscando compreender aquele movimento, para que quando elas - crianças - estiverem adultas, possam retomar isso na memória e perceber de fato o significado daquele movimento e sua importância”. Helisabela leciona na Escola Municipal São Francisco de Assis e na Escola Municipal Professora Ivonete Maciel.

A professora acredita que neste momento é fundamental que as crianças não interrompam suas atividades de educação física e levem para dentro de casa, buscando sempre compartilhar com a família o conhecimento que aprenderam em sala de aula. Acompanhando o trabalho virtual que vem sendo realizado pelos professores de Educação Física neste momento de suspensão das aulas, a assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental, professora Dianne Cristina Souza de Sena aponta a importância dessa interação virtual dos professores com os estudantes. “É importante para que o vínculo social seja mantido com o aluno, assim como também mantém a continuidade do processo de aprendizagem. Desta forma, o professor mostra a importância de se movimentar, promove saúde, faz com que o aluno fuja desse tédio ocasionado pelo isolamento social”.

Para Dianne Sena, a atividade física de forma regular, produz determinadas substâncias liberadas pelo cérebro, como por exemplo a endorfina, que proporciona, bem-estar, prazer e alivia dores. A atividade física também melhora a memória e humor, o que é importantíssimo nesse momento.”