Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

03/04/2020 13:48
  • Alunos do Educandário Dom Bosco recebem cestas de alimento na crise do Covid-19
Manoel Barbosa

A Prefeitura de Natal, a Cruz Vermelha e o Centro Pastoral Dom Bosco, no bairro do Gramoré, distribuíram, nesta sexta-feira (3), 480 cestas básicas para as famílias dos 700 alunos da instituição, que atende crianças do bairro e de vários lugares da zona Norte da capital. A entrega obedeceu às normas de segurança e distanciamento exigidas pela Organização Mundial da Saúde e levou esperança para os beneficiados.

A senhora Márcia da Silva Pontes (38 anos), desempregada, estava sorridente após receber sua cesta com produtos alimentícios e outra com material de limpeza. “Quando eu vinha para cá, receber, passei por pessoas que já haviam recebido e vi que tinham dois sacos de arroz dentro. Eu disse às minhas amigas que lá em casa só tinha um e já estava para acabar. É uma benção muito grande mesmo”, diz. Segundo a beneficiária, com a crise gerada pelo Covid-19, tudo ficou muito difícil. “A situação está complicada e a tendência, pelo que estou vendo, é piorar, porque tudo está fechado, quem trabalha fazendo faxina foi dispensado e está complicado”, revela.

Os efeitos socioeconômicos da pandemia têm atingido em cheio a população mais carente. E todos têm histórias de dificuldades para contar, apesar de não perderem a esperança e de agradecerem a ação realizada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas - e seus parceiros. “Agradeço à Prefeitura de Natal porque é importante receber essa cesta, que ajuda muito. Às vezes falta até o que comer em casa”, conta a dona de casa, Rita de Cássia.

O prefeito Álvaro Dias explica que é essencial atender emergencialmente a população de baixa renda com os alimentos e os kits de higiene. “Ao lado da Cruz Vermelha e da Igreja Católica, que comanda essa instituição de ensino, estamos prestando o papel que o poder público tem que prestar. Num momento como esse, de dificuldade, de extrema angústia da população, que tem que socorrer e estender a mão para diminuir a aflição do povo, é o poder público, ao lado de instituições como as que estão conosco aqui”, comentou.

A secretária da Semtas, Andréa Dias, mobilizou toda a equipe da secretaria para que a entrega ocorresse de forma tranquila, sem transtornos para a população. Ela comemorou o sucesso da operação e disse que a entidade continuará lutando para atender a população carente da capital potiguar. “Estamos contemplando 700 alunos do Educandário Dom Bosco, onde já temos uma parceria durante todo o ano. São pessoas em estado de vulnerabilidade que precisam, nesse momento de pandemia, ser protegidas, acolhidas e amparadas”, justificou Andréa Dias.

O padre Gilvan, diretor do Educandário Dom Bosco, que é também o pároco local, comentou que a alimentação chegou em muito boa hora à comunidade. “É um momento de amenizar a situação das famílias que estão precisando. Muitos dos meninos que aqui estudam comem aqui e na escola formal. Então, nesse momento, como eles estão em casa, com certeza esse alimento será importante não só para eles, mas para toda a família. Quero agradecer à Prefeitura municipal e a Cruz Vermelha que nos ajudou nessa tarefa de conseguir os alimentos”, testemunhou o padre.