Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

18/05/2020 08:21
  • Ronda de Proteção Escolar garante segurança e organização na distribuição de alimentos
Divulgação

A Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) vem realizando um trabalho sistemático de garantia do bom andamento na distribuição de cestas alimentares, que estão sendo entregues pela Secretaria Municipal de Educação (SME) as famílias dos estudantes matriculados na rede pública de ensino do município de Natal. Os guardas municipais já atuaram na organização e segurança das famílias e funcionários em 120 escolas contempladas até o momento com cerca de 43 mil cestas distribuídas.

A Coordenação do Rope/GMN explicou que o trabalho realizado pelos guardas municipais vai além da segurança propriamente dita e contribui no cadastramento das famílias, na organização racional das filas, no sentido de evitar aglomerações, e no andamento do processo de distribuição. O trabalho das guarnições da GMN está percorrendo todas as escolas municipais da capital e abrange todas as regiões administrativas de Natal.

A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Mônica Santos, lembrou que durante essa situação de pandemia que passa o país, o efetivo da GMN vem sendo um suporte para as ações preventivas desenvolvidas cotidianamente pela Prefeitura do Natal. “A Guarda Municipal é uma base forte de apoio aos serviços da Prefeitura. O Rope tem a missão de proteger a comunidade escolar e nessa situação de crise que estamos passando esses guardas continuam o trabalho de zelo pelos estudantes, famílias e funcionários das escolas garantido a distribuição de alimentos de maneira organizada e segura”, comentou.

O trabalho de segurança preventiva da Ronda de Proteção Escolar da GMN inicia nas primeiras horas do dia quando o coordenador do grupamento, CGA Manoel Menezes, faz uma preleção e direciona as viaturas de patrulhamento aos pontos de apoio localizados nas unidades escolares da capital. Os guardas saem para o serviço preparados com todo o equipamento letal e menos que letal, além dos de proteção individual, incluindo os de prevenção ao Covid-19.

A Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) atua no patrulhamento preventivo de 146 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) espalhados pelas quatro zonas administrativas do município de Natal. A Prefeitura criou o Rope por meio de um convênio firmado entre as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a de Educação (SME) e veio com objetivo de inibir a violência e zelar pela cultura de paz nas escolas e áreas adjacentes a essas unidades.

Opiniões de gestores e familiares de alunos confirmam a eficiência do Rope, que atua em três frentes distintas e integradas. A primeira é o trabalho da Ronda Escolar, que age patrulhando e visitando regularmente todas as unidades da rede pública do município. A segunda é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas. Nesse sentido, são implantadas medidas de segurança para atuar de forma móvel e fixa, dependendo das necessidades. Por fim, as ações sociais preventivas onde os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como um agente protetor e amigo.