Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

20/05/2020 10:04
  • Unidade de Saúde de Ponta Negra leva projeto Cuca Legal a idosos do bairro

O Projeto Cuca Legal, idealizado pela Unidade de Saúde da Família (USF) de Ponta Negra, tem levado diversas atividades cognitivas aos idosos do bairro durante o período da pandemia do novo coronavírus. As casas da comunidade recebem a visita dos agentes de saúde, que entregam pastas com cartilhas e orientam os idosos para a realização de diversas atividades no próprio domicílio. Elaborado pela assistente social Istênia Medeiros, os exercícios têm objetivo de prevenir problemas neuropsíquicos e estimular a criatividade, principalmente em idosos que vivem sozinhos em função do momento atual.

 

Segundo a enfermeira coordenadora do Projeto, Meine Siomara, “trata-se de um impresso com orientações de exercícios físicos e atividades que estimulam a mente para idosos, baseados na Cartilha de Exercícios para Idosos Domiciliados, elaborada pelo Projeto de Extensão do Departamento de Fisioterapia da UFRN e Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET) Interprofissional. Estimula a mente, melhora a saúde mental,  ocupar o tempo, melhorando a solidão, principalmente nesses tempos de Coronavírus, que não pode sair, nem conversar com outras pessoas”, destacou Meine.

 

Para a implantação do Projeto foi necessário a utilização de materiais como papéis, pastas contendo orientações sobre exercícios físicos e cognitivos, lápis, borrachas, apontadores, coleções de lápis de cor, entre outros. A USF Ponta Negra contou com a doação de pessoas e do Supermercado Lig Zarb para a produção de 100 kits.

 

A filha de um casal de idosos, Shirley Soares da Silva Cunha, aprovou a ideia. “Obrigada por essa inciativa. Minha mãe conseguiu realizar as pinturas da cartilha e está muito feliz com o resultado, há muito tempo ela não fazia isso. Ficou encantada com o potencial dela própria”, afirma.

 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css