Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

21/05/2020 13:04
  • Profissionais de Natal recebem capacitação do HCor e Ministério da Saúde sobre Covid-19

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Natal estão sendo capacitados pelo Hospital do Coração de São Paulo (HCor) através de uma parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias da Saúde (Conass).

 

A "Capacitação do Manejo do Paciente Covid-19 em Ventilação Mecânica" é uma oferta de responsabilidade social do hospital em 15 estados do Brasil por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O projeto vem sendo desenvolvido nas UPAs Potengi e Esperança desde o dia 18 de maio e tem duração de 30 dias. No município 250 profissionais vêm sendo capacitados durante o período.

 

Os profissionais de saúde recebem formação sobre como identificar sinais de insuficiência respiratória; tratamento e conduta do quadro dos pacientes; assistência ventilatória, qualidade e segurança; manuseio do aparelho respirador; e desmame da ventilação.

 

No cronograma do plano de aprendizagem ,há um treinamento teórico e prático, com turmas de até 10 pessoas e duração média de 90 a 120 minutos, seguido de acompanhamento dos tutores durante um mês. As equipes do HCor permanecem por, no mínimo, 15 dias em cada cidade. A continuidade das capacitações é feita por profissionais locais contratados pelo projeto.

 

A Líder do HCor São Paulo, Cíntia Vasconcelos, coordena o projeto em Natal com a fisioterapeuta Mariana Galvão e indica que se surpreendeu com a qualidade dos materiais e profissionais que encontrou aqui. "A capacitação surgiu com a necessidade de preparar as equipes diante da situação da pandemia, mas também aproveitar a expertise dos profissionais locais, que em Natal são excelentes. Aqui vocês têm o melhor respirador e o melhor filtro do mercado", indica a coordenadora.

 

De acordo com Swami Bezerra, diretora da UPA Potengi, os benefícios são inúmeros. "Não tenho nem como dimensionar a importância desse treinamento para a gente: elas desmistificam vários pontos, tiram as dúvidas do nosso pessoal e também acaba tranquilizando todo mundo com as informações, tudo isso é primordial especialmente nesse período de pandemia", afirma.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css