{literal}
Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

26/06/2020 11:33
  • Justiça permite continuidade de testagem em massa do Covid e SMS realiza último dia na ZN
Divulgação

A testagem em massa promovida pela Prefeitura de Natal para a detecção em massa da Covid-19 na população segue normalmente até às 17 horas desta sexta-feira (26), no estacionamento do Ginásio Nélio Dias, no Gramoré. Ainda nesta sexta, a 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, em decisão liminar indeferiu o pedido de tutela de urgência formulado em Ação Civil Pública pelo Ministério Público Estadual que pedia a suspensão, imediata, da realização de testagem rápida até que o Município do Natal comprovasse uma série de requisitos.

 

Na decisão, o juízo responsável pela decisão destacou que já se manifestou reiteradamente acerca da necessidade de respeito ao princípio da separação dos poderes, devendo-se privilegiar a atuação do Poder Executivo na adoção de políticas públicas, sendo excepcional a intervenção do Poder Judiciário.

 

“A justiça mostrou sensibilidade e permitiu a continuidade da nossa ação de testagem em massa, que é fundamental para traçarmos um melhor planejamento de iniciativas de combate e controle da pandemia do novo coronavírus. Essa política se mostrou muito eficaz e a população tem aprovado bastante. Agora, iremos trabalhar com mais tranquilidade e esperamos concluir a realização dos testes nesta sexta-feira “, disse Danielle Mafra, coordenadora da iniciativa.


Na quinta-feira (25/06), foram 1.704 testes realizados, sendo 390 destes positivos e 1.314 negativos. A testagem identifica imunoglobulinas relacionadas às memórias e defesas do organismo para o Sars-CoV-2, através do sangue. Dessa forma é possível saber quem teve ou ainda está com Covid-19. Para maior fidedignidade dos testes, é necessário que as pessoas tenham apresentado histórico de quadro sugestivo de Covid-19 pelos últimos 10 dias. São alguns dos sintomas: febre, tosse, dor de cabeça e dificuldade para respirar.


O público alvo do drive são idosos maiores de 60 anos e pessoas com comorbidades comprovadas residentes na capital. Qualquer indivíduo com sintomas leves também pode buscar a unidade básica de saúde mais próxima de casa para atendimento.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css