Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

06/07/2020 15:27
  • Prefeitura conclui nos próximos dias assistência à população em vulnerabilidade temporária
Divulgação Semtas

Desde março, a Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), vem assistindo à população em situação de vulnerabilidade econômica temporária, por causa da pandemia de Covid-19. Quando esse trabalho for finalizado, nos próximos dias, mais de 24 mil famílias terão sido atendidas com a distribuição de cestas básicas.

A Semtas percorreu as quatro zonas da cidade, através de mais de 170 entidades, instituições e associações sociais e/ou beneficentes, que solicitaram a ajuda da Prefeitura, através de ofícios protocolados na Secretaria, alegando necessidade de socorro para alimentação das famílias atendidas por elas. A distribuição seguiu os critérios da Política de Assistência Social, de acordo com as condições de vulnerabilidade e risco social, obedecidas pela Semtas a qualquer tempo.

Diante do momento de calamidade pública devido à pandemia, a Secretaria intensificou e ampliou essa ação para pessoas em vulnerabilidade temporária, aquelas que tinham renda e a perderam devido à suspensão das atividades econômicas pelos decretos de isolamento social, que atingiu várias categorias profissionais e principalmente os trabalhadores informais.

“As instituições atendidas foram as que encaminharam ofícios para o gabinete da Semtas, solicitando assistência e informando a necessidade das famílias que atendem, bem como a quantidade delas. À equipe do órgão, coube averiguar a solicitação e conceber um cronograma de entrega”, explicou a diretora do Departamento de Informação, Monitoramento e Avaliação das Políticas Sociais (DIMAPS), Vanda Laylla Carvalho.

Esse trabalho começou em 27 de março e deve ser concluído nos próximos dias. “Intensificamos em diversas frentes o atendimento à população. Nosso objetivo foi assegurar a dignidade e a reconstrução da autonomia das pessoas e famílias atingidas economicamente pela pandemia de Covid-19 no município. Este é um momento de crise, no qual devemos nos unir. Aproveito para agradecer as doações dos parceiros. As equipes da Semtas estão atentas às demandas em todas as regiões”, garantiu a secretária Andréa Dias.

Além das cestas, a secretaria também fez a doação de algo em torno de 250 mil máscaras de proteção, desde abril. A entrega foi iniciada nas filas da Caixa Econômica Federal, para a população que estava indo sacar o auxílio emergencial. Equipes também foram enviadas às ruas do Alecrim e demais centros comerciais, distribuindo as máscaras de proteção nas avenidas e bairros de grande fluxo de pessoas, para combater a disseminação do novo coronavírus na cidade.