Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

07/07/2020 18:00
  • PDN: Concidade realiza Live para dar instruções sobre votação para escolha de delegados
Divulgação Semurb

O Conselho da Cidade de Natal (Concidade) realizou nesta terça-feira (7), a primeira live, às 10h, com as ONG’s e Movimentos Populares para apresentar o sistema de votação para eleição dos candidatos a delegados da revisão do Plano Diretor de Natal. A reunião virtual, que trouxe orientações sobre o sistema, foi mediada pelo vice-presidente do Concidade Natal, Albert Josuá Neto, e contou com a participação do secretário da Semurb, Thiago Mesquita, e do Desenvolvedor Web, Thiago Vasconcelos.

 

A live foi aberta pelo vice-presidente do Concidade, Josuá Neto, que deu as boas vindas ao público que já aguardava no canal e explicou que o objetivo era mostrar o sistema de votação e tirar as dúvidas dos eleitores e candidatos a delegados. Em seguida, o secretário da Semurb, Thiago Mesquita, também falou da importância da participação social nesse processo, que ficou caracterizada pela grande adesão da população natalense nessa discussão, que se iniciou em 2017.

 

O sistema de votação foi apresentado pelo desenvolvedor de web, Thiago Vasconcelos, que explicou que, para votar, todos os eleitores e candidatos inscritos receberão um e-mail do Conselho da Cidade (Concidade), com todas as orientações sobre o sistema de votação e o código de votação. Esse código possui de seis a oito dígitos, ele é importante no ato de acessar o sistema de votação, pois funciona como validador de acesso de segurança.

 

Com o código em mãos, o participante terá que acessar o site da votação informado no corpo do e-mail. O site de votação poderá ser acessado, tanto pelo navegador do smartphone ou pelo navegador do computador. Com o site aberto, o participante irá fazer o login informando o CPF e o código de votação. Após isso, o usuário terá acesso ao sistema para realizar a votação e irá visualizar os seus dados na tela e o segmento que faz parte.

 

Já na tela inicial, vai aparecer os candidatos a delegados em ordem alfabética, daí o eleitor selecionará o candidato de sua preferência, clicando na foto e depois clicar em votar. Cada eleitor poderá votar apenas uma única vez em cada candidato. Caso o usuário queira verificar se seu voto foi registrado, é só acessar o site da votação e abaixo do campo votação clicar em "verifique se seu voto foi computado". Assim que o eleitor clicar é só informar o CPF e o código de votação, será possível visualizar a data e hora que o eleitor votou.

 

Nesta quarta-feira (8), a live será direcionada a todos os demais segmentos da sociedade (classes empresariais, entidades profissionais, instituição de ensino), no mesmo horário, às 10h, pelo canal do Youtube oficial do Plano Diretor (bit.ly/youtubepdn). Além das lives, que estão sendo realizadas para explicar o sistema de votação, o Concidade disponibilizará a partir desta quarta-feira (8), um número de WhatsApp (84) 9 8704-2945, para ajudar e tirar dúvidas de eleitores e candidatos durante o período de votação. O atendimento será das 8 as 18 horas.

 

Após a última live, no dia 8, a partir das 14h, será aberto processo eleitoral para a escolha dos delegados, que continuará pelos dias 09 e 10 de julho, de forma virtual, e encerrando, às 16h, do dia 10. No mesmo dia 10, será publicado no Diário Oficial do Município (DOM), em edição extra, os nomes dos delegados eleitos que representarão a sociedade civil na Conferência do Plano Diretor de Natal.

 

No sábado, dia 11, será dada uma capacitação aos delegados eleitos, também, de maneira virtual, pela coordenação técnica do Plano. Após o treinamento, ficará a cargo do Concidade definir a data para realização da Conferência do PDN e a metodologia a ser aplicada. A população pode acompanhar todas as iniciativas e ações relacionadas à revisão do Plano Diretor pelo site: https://natal.rn.gov.br/semurb/planodiretor/ e pelo instagram: @planodiretornatal.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css