Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

08/07/2020 11:02
  • Iguana é resgatada por guardas municipais na Av. Xavier da Silveira

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAMGMN) realizaram nessa terça-feira (07), mais um resgate de réptil. Dessa vez a equipe foi acionada para tirar do perigo uma iguana que se encontrava em via urbana, entre as avenidas Xavier da Silveira e Bernardo Vieira, no bairro do Tirol.


Os guardas municipais cercaram o animal e utilizaram técnicas de captura no sentido de preservar a integridade física da iguana. O réptil passou por uma avaliação externa da saúde, sendo em seguida levado a área de proteção ambiental onde se situa o Parque da Cidade, onde foi devolvido a natureza.


O coordenador do Gaam/GMN, Isaac Cruz, informou que mensalmente a Guarda Municipal chega a resgatar em área urbana cerca de 10 iguanas. Boa parte das vezes os répteis estão em região de perigo, como nas proximidades ou em vias de tráfego de veículos, e até mesmo dentro de residências. “Há uma facilidade muito grande de se encontrar iguanas nas ruas de Natal. Por mês chegamos a resgatar até 10 animais com porte de médio a grande e esses animais são soltos nas áreas do Parque da Cidade ou Parque da Dunas”, comentou.


O procedimento para os animais silvestres que são resgatados com ferimentos é primeiro tratá-los e só após avaliar seu retorno ao meu ambiente. O animal resgatado com alguma lesão é levado ao Aquário Natal ou ao Ibama, que dispõem de biólogos que podem trata da espécie e analisar quando o mesmo terá condições de ser devolvido à natureza.


Qualquer cidadão que se deparar com algum animal silvestre fora do seu habitat pode solicitar o apoio do GAAMGMN através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) ligando para o número 190. É importante que as pessoas nunca espanquem ou tentem matar o animal, apenas acionem a guarnição para fazer o resgate em segurança.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css