Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

30/07/2020 17:42
  • Parque da Cidade passa por melhorias em sua estrutura
Divulgação

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, mesmo fechado nesse período de pandemia da Covid-19, passou por uma série de melhorias para atender de forma satisfatória o público que diariamente frequenta a unidade de Conservação. Elas vão desde a finalização da Estacão de Tratamento de Efluentes (ETE), sinalização e reforma de equipamentos e a implantação de novos projetos como expedições ambientais adaptadas e inclusivas (nas trilhas ecológicas, a implantação de uma escola de educação ambiental EAD). A reabertura está prevista para agosto.

Para isso, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), responsável pela Unidade, investiu mais de R$ 120 mil na construção de uma nova ETE, em substituição à antiga que estava com problemas de infiltração. O equipamento foi entregue no início do mês de junho, o que possibilitou a liberação de todos os banheiros da Unidade de Conservação, inclusive os dos pontos de apoio.

Outra novidade é a revitalização das academias ao ar livre, com a construção de uma base de concreto para instalação dos equipamentos, que foram reformados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Na academia ao lado da torre, serão instalados de 9 a 12 equipamentos com placas de identificação em braile. Também está prevista a revitalização da Academia da Terceira Idade (ATI) na entrada do bairro de Cidade Nova.

Segundo a gestora do Parque da Cidade, Danielle Mafra, o espaço que vai abrigar os novos equipamentos foi pensado também na inclusão social, para que todos tenham acesso aos exercícios físicos. “A proposta de revitalizar os locais das academias é para dotá-las de acessibilidade e incluir as pessoas que não possuem tanto acesso a elas, como idosos, crianças e deficientes visuais”, disse Mafra.

Outra notícia mais aguardada pelos frequentadores é que possivelmente o Parque da Cidade, será reaberto na primeira semana de agosto. A previsão é liberar inicialmente a entrada da Av. Prudente de Morais, com todos os protocolos sanitários de segurança. E, em setembro, liberar a entrada de Cidade Nova. As outras atividades serão liberadas de maneira gradual e sucessiva. O Parque da Cidade já possui um cronograma de reabertura gradual, em que tudo dependerá dos dados epidemiológicos.

As placas de sinalização do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte ganharão uma nova cara. O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). De acordo com Danielle Mafra, o objetivo da padronização é diminuir a poluição visual e ambiental do parque, melhorando assim a comunicação visual. “Em todo o percurso da trilha pavimentada terá placas indicando a distância percorrida em metros, para que durante a caminhada o cidadão tenha a noção de quantos metros faltam para chegar em uma das entradas do parque”, enfatizou a gestora.

Outra novidade é que o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte será o primeiro parque do Brasil com expedições ambientais adaptadas e inclusivas. As trilhas ecológicas passaram também por uma mudança. Serão transformadas em expedições ambientais, com adaptações para deficientes visuais e auditivos. Será possível parar em determinadas áreas da mata e conhecer sensorialmente cada território. Dentro delas, haverá sinalização explicando sobre a fauna, flora e suas curiosidades. Este projeto está previsto para ser concluído e entregue ainda no mês de outubro deste ano. Além disso, a Prefeitura do Natal está estudando a implantação do projeto de uma Escola de Educação Ambiental - EAD, no Parque.