Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

31/07/2020 11:02
  • Benefícios do aleitamento materno é tema da campanha Agosto Dourado em Natal

O mês de agosto é dedicado à campanha Agosto Dourado que tem a intenção de incentivar e informar sobre os benefícios do aleitamento materno para o binômio mãe-bebê. A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal), desenvolverá ações durante todo o mês, com a intenção de conscientizar sobre a importância da amamentação, mas pensando também nos cuidados que devem ser tomados durante a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus.

O Departamento de Atenção Básica, em parceria com a rede de atendimento materno-infantil, realizou uma programação com diversas ações que têm como foco trabalhar e discutir a importância da amamentação com as mães e seus familiares. Devido à suspensão da realização de ações coletivas, como grupos, rodas de conversas e sala de espera, os atendimentos individualizados, como pré-natal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e consulta puerperal, serão os espaços de orientação e apoio a esse aleitamento.

“O papel do profissional de saúde é fortalecer esse aleitamento, passando as orientações dos benefícios que ele pode trazer para a mulher e para o bebê, não no sentido de obrigar a mulher a amamentar, porque ela tem essa decisão de amamentar ou não, mas no sentido de reforçar a sua importância, e aí a atenção primária tem um papel fundamental”, comenta Bruna Lidicy Façanha Lima, uma das técnicas do Núcleo Materno-Infantil do Departamento de Atenção Básica (DAB) vinculado à SMS-Natal.

Na terça-feira, 4 de agosto, a abertura da campanha acontece na Maternidade Leide Morais, onde a equipe de Atenção Básica do Distrito Norte I e Norte II, juntamente com a de Educação em Saúde, começa a ação com orientações no alojamento conjunto sobre os benefícios do aleitamento, apoio familiar, produção de leite materno e aleitamento e Covid 19.  Além da entrega de folder virtual, terá stand do aleitamento e registro fotográfico mãe-bebê. A programação acontece na terça no período da manhã e na quinta período da tarde e segue durante todo o mês.

As equipes da Maternidade Araken Irerê Pinto, localizada no Distrito Sul, dão início às suas atividades na quarta-feira, 5 de agosto, com orientações no alojamento conjunto sobre os benefícios do aleitamento materno, apoio familiar, produção de leite materno, e aleitamento e Covid 19, além da do stand do aleitamento e entrega de folder virtual. A programação acontece na segunda no período da manhã e na quarta-feira no período da tarde e segue durante todo o mês.

As unidades de saúde do município também são orientadas a trabalharem e promoverem essa discussão sobre o aleitamento materno em todas as oportunidades que tiverem contato com essas mulheres e suas famílias, como nos atendimentos individualizados de pré-natal, consulta puerperal e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento.

O leite materno é a principal fonte de alimento para as crianças nos seus primeiros meses de vida. “Esse leite materno é como se fosse a primeira vacina do bebê, ajudando na imunidade do recém-nascido. E ele vai muito além da fase da infância, trazendo benefícios ao longo da vida. Então, esse aleitamento é um protetor para o bebê e também para essa mãe”, comenta a membro do Núcleo Materno Infantil, sobre a importância da amamentação como fonte exclusiva de alimentação das crianças nos seus seis primeiros meses de vida, sendo recomendada aliada a outros alimentos após esse período até os dois anos.

O Ministério da Saúde recomendou que a amamentação deve continuar normalmente durante o período da pandemia do novo coronavírus, porém os cuidados necessários para manter a saúde do recém-nascido e da mãe devem ser tomados. “Até o momento, não foi comprovada a transmissão da Covid-19 através leite materno, mas para aquelas mulheres que apresentem sintomas gripais e estejam amamentando, devem ser reforçados os cuidados, como o uso de máscara durante a amamentação, além de deixar uma distância entre o berço do bebê e a cama da mãe, e reforçar a lavagem frequente das mãos antes de tocar no bebê e a lavagem dos seios”, comenta Bruna.

Agosto Dourado
A campanha foi criada a partir de um encontro entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no começo dos anos 1990. O encontro marcou o nascimento da Declaração de Innocenti, um documento voltado para incentivar a amamentação e a elaboração de ações a nível mundial para conscientizar sobre a causa.

Desde então, o oitavo mês do ano marca as ações com a intenção de intensificar, apoiar e proteger o aleitamento materno através da campanha Agosto Dourado, que esse ano tem o tema: “Apoie o aleitamento materno por um planeta mais saudável”. A cor dourada foi escolhida, pois se relaciona ao padrão ouro do leite materno, pelo seu teor rico em nutrientes para a alimentação infantil.