Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

06/08/2020 11:20
  • Guardas municipais resgatam gavião-carijó em condomínio de Natal
Divulgação

Um gavião-carijó foi resgatado, na tarde dessa quarta-feira (05), por uma guarnição do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN). A ave, que pode ser encontrada em todo o Brasil, foi resgatada dentro de um condomínio residencial situado na Avenida Jaguarari, em Barro Vermelho, zona Leste da capital.

Os guardas municipais foram acionados pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), que recebeu o pedido de ajuda dos moradores do residencial. Na ocasião, a guarnição teve uma certa dificuldade para capturar o gavião-carijó, porém utilizando as técnicas de manejo e resgate foi possível pegar a ave e levar para uma zona segura da cidade.

O gavião foi levado ao centro de triagem do Ibama em Natal e vai passar por uma avaliação veterinária no sentido de analisar as condições de saúde antes de ser devolvida à natureza. “O trabalho de resgate de animais realizado pela Guarda Municipal é muito intenso. Somente na última semana, foram resgatadas iguanas, cágado-cabeça-de-cobra, filhotes de sagui-do-tufo-banco e uma jiboia-arco-íris. A missão do Grupamento Ambiental vem sendo cumprida diariamente”, comentou o coordenador do Gaam/GMN, Isaac Cruz.

Qualquer cidadão que se deparar com algum animal silvestre fora do seu habitat pode solicitar o apoia do GaamGMN através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) ligando para o número 190. É importante que as pessoas nunca espanquem ou tentem matar o animal, apenas acionem a guarnição para fazer o resgate em segurança.