Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

14/08/2020 20:32
  • Laboratório Municipal de Natal ganha sede própria e maior capacidade de atendimento
Gabriel Medeiros

A nova sede do Laboratório Municipal de Natal foi entregue nesta sexta-feira (14), na zona Oeste, pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Saúde (SMS/Natal). Situado à Rua dos Paiatis s/n, o prédio fica anexo à Unidade Básica de Saúde das Quintas e vai funcionar de segunda a sábado, das 7h às 19h, com exames ambulatoriais que vão dar suporte ao atendimento de pacientes nas redes de atenção básica e de urgência da cidade.

"Estivemos há pouco em Mãe Luiza assinando a ordem de serviço para início das obras na unidade de saúde, e agora estamos aqui entregando esse laboratório que era tão aguardado e esperado por muitos. Então, nossa gestão tem se esforçado muito na saúde pública da cidade", enfatiou o prefeito Álvaro Dias.

O investimento possibilitou aumentar a capacidade das análises laboratoriais após melhorias identificadas no projeto piloto, que acontecia há dois anos na Policlínica Zeca Passos. Com isso não vai haver necessidade de contratar alguns serviços na rede privada, representando uma economia anual de 2,7 milhões. Dessa forma o resultado de algumas amostras também saem no mesmo dia, dando rapidez ao diagnóstico.

Exames de controle da tabela SUS, hormonais, imunológicos, microbiológicos, baciloscopia e hemoglobina glicada são alguns dos tipos executados pela equipe de bioquímicos e técnicos laboratoriais na unidade. Futuramente, também poderá ser possível fazer coleta de hanseníase, diagnóstico de malária e ampliar a oferta de outros testes aos usuários.

"Estou muito feliz em entregar esse projeto que vai atender toda a nossa cidade de forma eficiente. Nesse prédio, os servidores vão trabalhar com mais conforto e conseguir ser mais produtivos com uma estrutura nova e ampliada. Quero também fazer um agradecimento especial à nossa coordenadora Elineide Alves de Melo, que colaborou bastante com esse projeto. Por isso, descerro uma placa homenageando-a nesse local", ressaltou George Antunes, secretário municipal de Saúde de Natal.