Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

27/11/2020 14:23
  • Escolas Municipais compartilham experiências da gestão no período de pandemia   
Adrovando Claro

A Secretaria Municipal de Educação de Natal realizou, na tarde dessa quinta-feira (26), a formação pedagógica “Compartilhamento de saberes e fazeres da direção pedagógica”, com a participação de 62 professores, gestores e coordenadores pedagógicos. O evento online foi promovido pela Secretaria Adjunta de Gestão Pedagógica e o Departamento de Ensino Fundamental (DEF), da SME.  

 

As escolas participantes mostraram seus trabalhos e o objetivo da formação foi compartilhar experiências da direção pedagógica, considerando a suspensão do ano letivo de 2020, em função da pandemia da Covid-19 e as restrições impostas pelo isolamento social. Os relatos foram das escolas municipais Emília Ramos, Francisca Ferreira, Herly Parente, Josefa Botelho, Tânia Almeida e Terezinha Paulino. A mediação da formação foi realizada pela assessora pedagógica do DEF, Margarete Vale, acompanhada pela secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Ednice Peixoto.  


Uma das unidades escolares participante foi a Escola Municipal Professora Emília Ramos, que fica localizada no bairro de Cidade Nova, com o relato da diretora Maria Aparecida Matias Freire, apontando como foi o planejamento pedagógico em situação de pandemia e as estratégias e soluções de aprendizagem. O objetivo principal foi dialogar sobre as possibilidades de aulas remotas, criando estratégias que atendam a comunidade escolar e que minimizem as perdas geradas pela pandemia da Covid-19.  

 

Segundo a diretora Maria Aparecida, “às estratégias foram criar um grupo de WhatsApp para turma, com o professor titular facilitando a comunicação com pais e alunos, efetivar a seleção dos conteúdos para realização das atividades remotas, considerando a realidade atual e disponibilizar cópias de atividades elaboradas pelos professores, deixando disponíveis na escola para os alunos”. Houve ainda o uso das plataformas digitais como forma de ferramenta de atividades didáticas, além de criar um roteiro de tarefas para realizar no caderno, sendo orientado no grupo de WhatsApp, incluindo links de vídeo e jogos educativos.  


Já a gestora Anamelcia Pereira, da Escola Municipal Prof. Herly Parente, contou que a unidade de ensino utilizou como objetivos sistematizar as experiências de cunho pedagógico desenvolvido pela equipe pedagógica da escola no período de suspensão das aulas, visando prioritariamente manter ou construir o vínculo com segmento dos alunos e família. De acordo com a diretora Anamelcia Pereira, “a metodologia apresentada iniciou com reuniões pela plataforma digital Google Meet com a coordenação pedagógica para reflexão sobre o documento da Secretaria Municipal de Educação, orientando uma manutenção de vínculo com a família dos alunos, além de uma reunião com corpo de professores”.   

 

E explicou ainda que “dessas reuniões foram retratados encaminhamentos como empreender estratégia para comunicação escola-aluno-família, entre as quais a organização de grupos de WhatsApp por turma ou por ano de escolaridade, com a finalidade de manter o vínculo tendo como base principal a emoção, considerando o estado emocional tanto do docente, da família, como também da equipe pedagógica”. A diretora Anamelcia Pereira complementou sua apresentação, destacando que os principais tipos de atividades foram conteúdos conceituais e procedimentais como emoção e higiene, saúde e meio ambiente, alfabetização, matemática, datas comemorativas e cidadania.  




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css