Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

30/11/2020 16:40
  • “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” tem várias ações em Natal
Divulgação

Na manhã desta segunda-feira, 30, a Prefeitura do Natal lançou oficialmente a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, por meio do aplicativo Google Meets. O encontro virtual teve participações de secretários municipais e representanres de entidades parceiras das ações que estão sendo desenvolvidas na capital potiguar.

Ao lado da Fecomércio, Sesc/Senac e FNF (Federação Norte Riograndense de Futebol), o Município está levando aos natalenses mensagens do respeito, autocuidado, autoestima, da não violência contra a mulher e da igualdade de oportunidades. Faixas serão expostas nos estádios de futebol, impactando principalmente o público masculino e as unidades gerenciadas pelo Sistema S afixarão cartazes com QR Code impresso direcionando à cartilha da Semul no site da Prefeitura: Conheça as regras, vire a página e vença esse jogo – uma cartilha para as mulheres de Natal”.

De acordo com Andrea Ramalho, secretária municipal de Políticas para as Mulheres, a violência contra a mulher é real e precisa ser enfrentada. "Para isso, precisamos dar as mãos e, efetivamente, trazermos resultados”. Para ela, informação é poder. "A partir do momento em que a mulher sabe o que está enfrentando e com quem pode contar, há a possibilidade de transcender essa triste realidade. Portanto, precisamos, cada vez mais, levar a informação para todos, pois essa luta é de todos”.

O evento contou com a presença de lideranças femininas como Andréa Dias, secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Cristina Diniz, secretária municipal de Educação, Ildete Mendes, presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e Mônica Santos, secretária municipal de Segurança Pública e Defesa. E teve, também, a presença de Tomaz Neto, secretário municipal de Habitação Social, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes, Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio, Rodrigo Xavier, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Fernando Virgílio, diretor Regional do Sesc/RN.

Para coibir atos de violência doméstica contra a mulher, foi implantada em Natal a Patrulha Maria da Penha. “Hoje, temos 27 mulheres sendo assistidas pela nossa patrulha. Precisamos, gradativamente, intensificar essa proteção”, garantiu a Secretária da Semdes.

A iniciativa mundial do Instituto de Liderança Global das Mulheres é apoiada pela ONU e tem como objetivo mobilizar indivíduos e organizações em todo o mundo para prevenir e erradicar a violência contra as mulheres e meninas. A campanha internacional possui três dias principais: 25 de novembro, “Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher”; 6 de dezembro, “Campanha do Laço Branco - Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher”; e 10 de dezembro, “Dia Internacional dos Direitos Humanos”.