Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

25/01/2021 13:00
  • Prefeitura suspende pré-conferência do Plano Diretor após invasão
Assessoria Semurb

Na manhã desta segunda-feira (25), a quadra da praça Augusto Leite, em Tirol, onde estava acontecendo a votação para delegados do Plano Diretor de Natal, foi invadida pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) de forma truculenta para protestar contra a condução do Plano Diretor. A Prefeitura do Natal repudia tal procedimento e lamenta o ocorrido, tendo em vista que conduziu de forma transparente e democrática todo o processo, quando, após a decisão judicial, seguiu rigorosamente o que foi determinado e iniciou novamente os trâmites para a realização da Conferência Final de forma presencial. 

 

O processo foi reaberto desde a convocação do Conselho da Cidade (Concidade) em 10 de dezembro, quando foram aprovadas as novas datas para a Pré-Conferência e Conferência do Plano Diretor. Primeiro, reabrindo as inscrições para novos delegados, etapa que ocorreu de 11 a 28 de dezembro passado, de forma presencial na sede do Conselho da Cidade (Concidade), dando total publicidade aos prazos. 

 

Portanto, não é admissível que pessoas se revistam de bandeiras e estimulem a violência, quebrando cadeiras, jogando mesas, danificando equipamentos (públicos) da quadra e dirigindo palavras ofensivas aos servidores, com o objetivo de impor à força sua vontade. Todas as regras foram respeitadas pelo Município, com o chamamento público e qualquer pessoa ligada a uma entidade poderia ser candidato a delegado. De maneira legítima e democrática, sem apelar para a truculência.

 

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, foi ao local para mediar a situação, sugerindo uma reunião com um dos membros do movimento na Semurb, a fim de esvaziar a quadra para que não houvesse a possibilidade de mais conflito, o que foi negado por eles, inviabilizando a votação. No local, também se encontrava a vereadora Brisa Bracchi (PT).

 

Diante do ocorrido, a Prefeitura suspendeu a votação desta segunda-feira (25), a nota data será definida pelo Núcleo Gestor (NG). Ficam mantidas as datas de votação dos demais segmentos.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css