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10/02/2021 20:06
  • Natal Digital completa um ano marcando a inovação da gestão municipal

Natal Digital completa um ano de sua implantação, provando que veio para ficar como ferramenta de auxílio no diálogo entre a Prefeitura do Natal e os cidadãos usuários dos serviços da administração municipal.

O aplicativo foi testado e aprovado no carnaval 2020, quando disponibilizou todas as informações da festa de momo, e de lá para cá vem cada vez mais mostrando sua eficiência nesta interação prefeitura/usuário. 

A secretária Adjunta de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA), Carolina Barbosa, diz que o “Natal Digital é um dos projetos de modernização da Prefeitura do Natal 4.0 com grande destaque”, pois tem como objetivo “ampliar os serviços on-line oferecidos aos cidadãos, bem como promover a inserção deles (cidadãos) na gestão municipal com base no conceito de inovação em gestão participativa e governo eletrônico”.

O termo “4.0”, explica Carolina, vem do conceito da área industrial que assim é conhecida por englobar as principais inovações tecnológicas nos campos da automação, controle e tecnologia aplicada aos processos de manufatura. “Com isso, os processos tendem a diminuir seus custos e se tornarem mais autônomos e eficientes, aumentando a produtividade”. 

Na gestão pública, o governo eletrônico prioriza o uso das tecnologias da informação para democratizar o acesso às informações e transformar as relações entre órgãos do próprio governo, empresas e cidadãos. “A ampliação da participação popular na construção das políticas públicas e as iniciativas inovadoras são o novo paradigma para a gestão pública, que precisa simplificar e agilizar a prestação de serviços de forma eficiente”. Explica Joanna Guerra, Secretária Municipal de Planejamento.

Para acessar o Natal Digital é fácil, rápido e gratuito. O usuário vai em sua loja no smartphone, tecla Natal Digital, baixa o app e passa a ter acesso aos diversos serviços e informações disponibilizados em tempo real via o aplicativo. 

Serviços e funcionalidades disponíveis no aplicativo Natal Digital 

  • Atendimento agendado: criação de agendas para marcação de para diversos tipos de serviços/atendimentos. Atualmente é utilizado pela STTU para marcar atendimento presencial, já foram realizados mais de 6.000 atendimentos com agendamento prévio, sem fila e com mais conforto para o cidadão;
  • Solicitação de serviço: nesta funcionalidade é possível o cidadão solicitar a manutenção de vias públicas, serviço de iluminação (troca de lâmpada, poste), poda de árvore, entre outros. O atendente da Prefeitura poderá inclusive abrir uma conversa direta (chat) com o cidadão para esclarecer dúvidas em relação ao serviço solicitado. Também é possível visualizar as demandas mapeadas nos bairros da cidade; 
  • Agenda de eventos: é possível a criação de agenda para divulgação de eventos. Atualmente a FUNCARTE utiliza para a agenda cultural da Cidade, mas pode ser estendido a outras áreas; 
  • Notícias: as notícias cadastradas no sistema da Prefeitura também podem ser exibidas no aplicativo Natal Digital. Para esse serviço deverá ser contatada a Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM);
  • Enquete: as pesquisas rápidas são excelentes ferramentas para conhecer opiniões sobre qualquer temática. Esse serviço também é administrado pela SECOM; 
  • Formulários on-line: funciona similar ao Google forms, onde é possível criar um formulário como desejar, inclusive recebendo documentos enviados pelo cidadão. É uma funcionalidade útil para pesquisas e inscrições, por exemplo; 
  • Mapa de projetos e unidades: é possível visualizar no mapa da cidade, bem como definir a rota pelo "Como chegar?", dos principais pontos turísticos, escolas, unidades de saúde, Cras, Creas e Obras.  




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