Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

11/06/2021 16:20
  • Delegados participam de capacitação para votação do Plano Diretor, que começa segunda, 14
Foto: Assessoria Semurb

A capacitação dos delegados do processo de revisão do Plano Diretor de Natal foi realizada nesta sexta-feira, 11, pelo Conselho da Cidade (Concidade), visando a votação, que começa na próxima segunda 14 e segue até o dia 16. Foi apresentado pelos técnicos o sistema que será utilizado para votação das propostas, que foram enviadas pelos delegados durante a Conferência. Após a apuração dos votos, as propostas escolhidas pelos delegados serão encartadas na minuta de lei para ser enviada à Câmara Municipal de Natal.

A reunião foi aberta pelo secretário de Governo, Johan Xavier, que agradeceu o empenho de todos os delegados. Xavier falou da enorme responsabilidade que todos terão sobre o destino da cidade e ressaltou que a decisão irá se refletir não apenas na questão urbanística, mas principalmente nas questões sociais e econômicas. “As nossas escolhas gerarão uma nova cidade em um futuro de curto prazo, com novas regras para um cenário de desenvolvimento há muito tempo esperado por todos os atores da nossa sociedade. Desejo boa sorte para todos e bom trabalho”, pontuou.

Em seguida, o vice-presidente do Concidade, Albert Josuá, passou algumas instruções sobre a reunião e fez um resgate de todo o processo de discussão do Plano. Ressaltou que estes são os últimos momentos de um período de quatro anos, iniciado em 2017, e que teve um período suspenso, sendo retomado em 2019 com toda força. Destacou ainda que o processo permitiu uma grande participação popular, até então inédita, senão uma das mais participativas do país, disse ele. “Do ano passado para cá, devido à pandemia, tivemos que nos adequar e fazer virtualmente as reuniões e votações. Tivemos idas e vindas, estamos quase no final e, da forma possível, considerando o cenário atual”, afirmou.

O técnico em TI, Thiago Vasconcelos, apresentou o sistema Hélios, um programa americano, desenvolvido por um estudante da Universidade de Harvard, utilizado por várias instituições e órgãos para avaliação e votação no país. Um programa considerado seguro e fácil de operar.

Para a votação, será fornecido um caderno de propostas, divididos em blocos e numerados para facilitar a escolha do voto pelos delegados. Cada um receberá por e-mail um login e senha para ter acesso ao sistema. O sistema de votação ainda gera um código de identificação da cédula eleitoral, o que dará mais segurança ao eleitor.

Para mais informações sobre o processo de revisão do Plano Diretor de Natal, acompanhe pelo site do PDN no endereço: (https://planodiretor.natal.rn.gov.br/) ou ainda pelo Instagram @planodiretornatal.