Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

17/06/2021 18:06
  • Sorteadas as vagas para creches da Educação Infantil em Natal

A Prefeitura de Natal realizou nesta quinta-feira (17), às 10h na sede da Secretaria Municipal de Educação, o sorteio de vagas para a etapa de creche da Educação Infantil, que corresponde ao Berçário I e II e Níveis I e II, para crianças de faixa etária de 06 meses a 03 anos e 11 meses. O sorteio foi transmitido através de uma live comandada pela titular da Educação, professora Cristina Diniz, no canal da Prefeitura de Natal no YouTube. Foram ofertadas 3.721 vagas. O processo do sorteio foi feito através do portal e-Cidade utilizando números da Loteria Federal e o resultado divulgado no Sistema Matrícula On-Line (www.natal.rn.gob.br/sme/matriculaonline) e nos murais das unidades de ensino nesta quinta-feira (17).

“Desde o ano passado iniciamos uma nova etapa, que é o sorteio eletrônico. Antes, o sorteio era realizado de forma mecânica, com a utilização de papéis, feito nas próprias unidades escolares, e hoje, garantimos mais lisura no processo de sorteio e conhecemos também a realidade da demanda da etapa de creche. No ano passado atendemos 96% da demanda que procurou a Rede Municipal de Ensino, explicou Cristina Diniz.

A chefe do Setor de Normas e Organização Escolar da SME, Danielle Kelly de Oliveira explicou todo o processo. "A abertura das solicitações de vagas aconteceu dia 8 de junho e foi até o dia 14, através de portal oficial. O responsável poderia escolher três opções de unidades de ensino. Hoje aconteceu o sorteio, que vai informar aos responsáveis em que unidade de ensino a criança pode ser matriculada. Os responsáveis podem comparecer à unidade de ensino a partir de hoje até o dia 25 de junho para efetivar essa matrícula, levando a documentação das crianças. Vencido esse prazo, a vaga vai ser disponibilizada obedecendo a lista de suplência”.

O sorteio foi acompanhado por vários segmentos da Educação Infantil. A gestora Pedagógica do CMEI Professora Maria Luiza Santos de Souza, Dumara Alves, falou sobre como os sorteios facilitam o processo de matriculas “Eu achei o processo muito interessante, pelo fato de estarmos em um contexto pandêmico, e prático, porque dessa vez os pais puderam colocar três opções de unidade, isso facilitou um pouco, usando a tecnologia a favor da transparência para que os pais possam ver os nomes e o acesso também, já que dessa forma a divulgação será feita de forma mais ampla. ”

A responsável pelas crianças Pedro Lucas Martins de Lima (sobrinho) e Nicolas Miguel da Silva Santos (filho), Jacira Edvanilda da Silva participa do conselho de pais do CMEI Professora Raquel Maria Filgueira. Ela acompanhou o processo e comentou. “É muito importante o processo, democrático, rápido e eficaz. Antes os pais ficavam na porta dos CMEIs tentando conseguir uma vaga. Dessa forma, as vagas são distribuídas de forma mais linear. ”

As turmas de Berçário I e II funcionarão em tempo parcial ou integral, a ser definido em função da demanda real discutida pela comunidade escolar e definida em reunião deliberativa do Conselho Escolar, considerando a capacidade de atendimento do CMEI. As turmas de Nível I e II funcionarão em tempo parcial.