Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

27/08/2021 09:50
  • Semtas participa de Seminário Nacional da Primeira Infância

A coordenadora do Programa Criança Feliz (PCF) de Natal, Danielly Rodrigues, e o diretor do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), Cristiano Manoel, participaram do Seminário Nacional da Primeira Infância, promovido pelo Ministério da Cidadania, dentro das ações do Governo Federal no mês pela Primeira Infância.

O Seminário Nacional da Primeira Infância ocorreu em Brasília (DF), entre os dias 24 e 26 de agosto. O objetivo geral do evento foi discutir a importância do fortalecimento das Políticas Públicas para Primeira Infância. O evento foi mais uma das atividades desenvolvidas no Mês da Primeira Infância, discutiu temas como a importância da atuação intersetorial para o atendimento de crianças em situação de pobreza, experiências de sucesso no âmbito federal, medidas protetivas para acolhimento de crianças afastadas do convívio familiar, entre outros temas fundamentais para a rede da Assistência Social.

Para a coordenadora municipal do Programa Criança Feliz, participar do Seminário Nacional da Primeira Infância foi uma oportunidade enriquecedora. “O município de Natal foi reconhecido pela  Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, por todo o nosso trabalho desenvolvido no município e fomos convidados pela mesma secretaria a participar presencialmente do evento'', informou. “É importantíssimo que os estados e municípios compartilhem experiências exitosas para que as Políticas de Atenção à Primeira Infância cheguem até nossas crianças, com qualidade”, argumentou, Danielly Rodrigues.

O município de Natal recebeu a premiação na última quinta-feira, (26), durante a Cerimônia de Homenagens com reconhecimento aos municípios com experiências exitosas de comitês gestores e dos parceiros do Programa Criança Feliz.

Segundo Cristiano Manoel, Diretor do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), ter participado do seminário resultou em muito aprendizado. “Nossa equipe procurou a melhor forma de realizar as visitas, por meio da escuta atenta e esclarecida, informando que o objetivo das visitas de forma remota era para a proteção e cuidado da saúde de todos os integrantes da família devido à pandemia. O engajamento das famílias foi imediato”, contou. “Participar do Seminário nos proporcionou muitos conhecimentos e debates importantes no desenvolvimento da primeira infância,” relatou.

O programa foca no desenvolvimento integral das crianças brasileiras, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O principal objetivo é assegurar, com estratégias de visitação familiar, as condições para que elas desenvolvam seus potenciais.

As visitas domiciliares atendem famílias com gestantes e/ou crianças de até três anos de idade, inseridas no Cadastro Único e beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF). E até seis de idades se a criança for beneficiária do Benefício de Prestação Continuada (BPC).





Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css