Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

20/10/2021 15:00
  • Abertas 22 novas turmas de cursos de qualificação profissional em Natal
Foto: Semtas

A Prefeitura do Natal está empenhada no enfrentamento ao desemprego. Nesta quarta-feira (19), a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) abriu inscrições para 22 novas turmas dos Cursos de Qualificação Profissional.  A oportunidade é para pessoas que estão desempregadas, jovens a partir dos 15 anos de idade e idosos que desejam ingressar no mundo do trabalho.

“Em decorrência da pandemia, muitas empresas fizeram dispensa em massa dos seus colaboradores e, sem emprego, muitos deles estão enfrentando dificuldades. Graças ao achatamento da curva de contaminação bem como a recomendação legal de retomada das atividades presenciais estamos recomeçando nossos cursos. Com o objetivo de facilitar e modificar a vida dessas pessoas que se encontram desempregadas, estamos ofertando inúmeros serviços, para qualificar mais e mais pessoas para o mundo do trabalho”, afirma o secretário da Semtas, Adjuto Dias.

Dessas novas turmas, 16 serão destinadas a comunidades, através de instituições parceiras que enviaram solicitações para a realização dos cursos e 6 turmas terão aulas nos equipamentos da própria Secretaria, nos Centros Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (Alecrim); de Referência em Qualificação para o Trabalho, em Gramoré, na Zona Norte de Natal; de Cidadania LGBT; e no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

Os cursos, possuem carga horária de 60h e  as aulas terão início no dia 25 deste mês, seguindo até o final de novembro, divididas em dois turnos: manhã e tarde. Ao total serão 375 alunos beneficiados com os cursos de qualificação profissional abertos neste mês de outubro de 2021.

As inscrições para os cursos ofertados nos Centros Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (Alecrim) e o de Referência em Qualificação para o Trabalho da Zona Norte (Gramoré)  poderão ser realizadas pelo aplicativo “Natal Digital” e a validação dos documentos será de forma presencial nos locais de cada curso nos dias 21 e 22/10, de 08h às 17h. As inscrições para os cursos das outras instituições serão realizadas nos respectivos locais dos cursos.

Para se inscrever, os interessados deverão apresentar a seguinte documentação: cópia do RG e originais, CPF, PIS, NIS, carteira de trabalho, comprovante de residência e comprovante de escolaridade.