Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

25/10/2021 11:40
  • Mutirão de mamografias da SMS Natal chega ao Bairro das Quintas

A Prefeitura do Natal promove nesta semana, de 25 a 28 de outubro, exames gratuitos de mamografia para as moradoras da região do Distrito Sanitário Oeste. A campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS).

As mamografias são gratuitas, ofertadas pela Prefeitura do Natal, realizadas pelo Grupo Reviver com a Unidade Móvel Savana Galvão, em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) das Quintas, localizada na Travessa Luiz Sampaio, 712, Bairro das Quintas, no horário das 7h30 às 16h30.

Mulheres acima de 40 anos podem procurar o local apresentando RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência de Natal. Não é necessária requisição de exame para receber o atendimento.

O câncer de mama tem cura se detectado a tempo. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante para o êxito no tratamento. Os exames estão sendo realizados, mas com todas as medidas protetivas necessárias sendo adotadas, para garantir a segurança das pacientes e dos profissionais, minimizando assim, os riscos de contaminação pela Covid-19.

A mamografia é um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Durante a realização do exame, a mama da paciente é comprimida entre duas placas de acrílico, para permitir uma melhor visualização das estruturas da mama.