Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

03/12/2021 16:00
  • Secretarias descartam mais de duas toneladas de papéis no Projeto Natal Limpa e Sustentável
Foto: Secom

Projeto da Prefeitura do Natal na área de consciência ambiental e sustentabilidade, o Natal Limpa e Sustentável, coordenado pela Urbana, traz como uma de suas vertentes a utilização de big bags para descarte de papéis inservíveis e garrafas Pet distribuídos apenas nas secretarias do município para incentivar a melhor utilização do papel utilizado pelos servidores.

Big Bags são, muitas vezes, chamados de “contentores intermediários flexíveis” ou “FIBC”. É uma embalagem para transportar materiais sólidos ou pastosos utilizados principalmente nas indústrias agrícola, química, extração mineral, de construção e indústria de recicláveis.Os big bags são recipientes grandes, cúbicos e flexíveis, feitos de um tecido em polipropileno, fazendo com que o tecido tenha alta resistência ao rompimento. Quando cheios de material, os big bags podem suportar até 3.000 quilos, conforme o projeto da embalagem.

Até o mês de novembro as secretarias descartaram cerca de 2.200 Kg de papel, segundo a Coopcicla (Cooperativa de Materiais Recicláveis da Cidade de Natal), cooperativa de recicláveis contratada pela Urbana e parceira do projeto. A Secretaria Municipal de Educação - SME, até agora é a secretaria que mais separou resíduos nas big bags para recolhimento da cooperativa, e que em breve também terá a instalação de um coletor de eletroeletrônicos na sua sede.

“O Natal Limpa e Sustentável dá aos servidores a possibilidade de descarte dos papéis que já não tem nenhuma serventia, colaborando com o meio ambiente e com a cooperativa Coopcicla. É importante o empenho de todos e temos visto a dedicação das secretarias. O projeto cria também forte colaboração entre a Urbana e a cooperativa, trazendo um ambiente de trabalho produtivo, procurando harmonia em todo o Projeto Natal Limpa e Sustentável.”, disse Joseíldes Medeiros, presidente da Urbana.