Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

13/07/2022 11:40
  • Professores de Língua Portuguesa discutem a literatura potiguar durante formação

Professores de Língua Portuguesa participaram durante esta terça-feira (12), por meio da plataforma Google Meet de uma formação para discutir a “Literatura Potiguar e Modernismo”. O curso que faz parte do processo de formação continuada do Departamento de Ensino Fundamental foi conduzido pela professora e assessora Michelle Paulista. Em alusão ao Dia Estadual da Literatura Potiguar e aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, os professores e professoras discutiram e relembraram poemas potiguares e fatos que aconteceram durante o evento cultural realizado em 1922.

“Tenho a felicidade de ter sido a idealizadora do Dia Estadual da Literatura Potiguar que virou lei em 2019. Como a data foi dia nove desse mês, sábado passado, a gente pensou em fazer essa formação com essa temática e pelo centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, que foi um movimento revolucionário nas artes em geral. Então, unimos a literatura potiguar ao modernismo, que temos como precursor aqui no Rio Grande do Norte e como maior expoente, o poeta Jorge Fernandes e o livro Poemas”, pontuou a professora Michelle Paulista.

Professor de Língua Portuguesa há 18 anos na Rede Municipal de Ensino, Carlos Bento da Silva destacou a importância da temática trabalhada na formação. “Digo ser de extrema relevância, como todos os outros momentos que já tivemos para aprendermos e compartilharmos conhecimento. Confesso que estava bastante ansioso pela temática dessa formação, uma vez que, não é sempre que se discute sobre literatura, principalmente, quando se trata da nossa literatura potiguar”. O professor Carlos Bento da Silva leciona na Escola Municipal Professor Celestino Pimentel.

O professor da Escola Municipal Professor Celestino Pimentel destacou a qualificação dos professores que participam das formações continuadas na condição de palestrantes. “Considero esse fator primordial para nosso desenvolvimento como educadores. Lembro que, em certos momentos, temos a contribuição de professores da UFRN ou de outras instituições de renome. Sempre é interessante conversar e aprender sobre nossa literatura”, pontuou Bento da Silva.