Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

09/09/2022 10:45
  • Aberto edital para participação de artesãos na Multifeira Brasil Mostra Brasil
Arte: Semtas

O artesanato natalense continua se  consolidando como fonte de renda para famílias que buscam melhorias nas condições socioeconômicas. Tendo isso em mente, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), por intermédio do Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária abriu edital de convocação para artesãos interessados em participar da 28ª Multifeira Brasil Mostra Brasil 2022, que ocorrerá entre os dias 1º e 09 de outubro, no Centro de Convenções de Natal. O evento faz parte do calendário do Programa de Artesanato.

A secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, explica que ações da Prefeitura evidenciam a identidade da região, por meio do trabalho de artistas locais que utilizam elementos regionais da cultura e do artesanato local. "Hoje temos uma política de valorização do artesanato. Tudo isso é possível porque tivemos gestores com coragem de fazer. Na gestão do prefeito Álvaro Dias estamos conquistando mais espaço e valorizando o artesão, abrindo as portas do nosso artesanato para o Brasil. No evento, teremos um espaço coletivo para divulgar nossa cultura regional. A variedade dos nossos produtos é imensa, as peças são genuínas, bonitas e de alta qualidade."

A seleção será por meio do edital nº 003/2022 que irá escolher  25 artesãos individuais e 5 empreendedores da economia solidária. Os interessados em participar da seleção deverão ser, necessariamente, maiores de 18 anos e enviar a documentação no período de 09 a 14 de setembro de 2022, para o email dgeaes@gmail.com ou presencialmente na Avenida Presidente Bandeira nº 765 – Alecrim, Natal – RN, de segunda a sexta das 08:00 às 12:30. A documentação para a inscrição é o formulário de Inscrição devidamente preenchido, termo de compromisso, declaração de direito de imagem; RG, CNH ou outro documento oficial com foto, CPF, Cartão de vacina contra Covid-19 atualizado, comprovante de residência que estejam no nome do proponente, carteira do Sicab ou Carteira Municipal do Artesão de acordo com a tipologia pretendida, cinco fotos coloridas das peças artesanais que pretende comercializar, de diferentes ângulos. E para os empreendedores da economia solidária acrescenta-se o cartão CNPJ da entidade, emitido pela Secretaria da Receita Federal, o estatuto e o comprovante de endereço da sede da entidade.

Os itens avaliados pela comissão serão referência à cultura popular, criatividade, linguagem própria, tradição (modo de fazer que seja transmitido de geração em geração), expressão contemporânea, inovação e consciência ambiental. A divulgação da lista dos inscritos aprovados será feita no dia 23 de setembro.

Sobre o evento:

A Brasil Mostra Brasil acontece em Natal desde o ano de 1995 e insere a capital potiguar no contexto das feiras de âmbito nacional. Diversas instituições apoiam sua realização que bate, ano a ano, recordes de visitação. É o maior evento do segmento na capital potiguar.

A Multifeira já possui mais de 80 edições quando somadas as edições dos Estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí, Espírito Santo, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Pará, Maranhão e Mato Grosso. Na linha do tempo desse evento, uma infinidade de negócios, curiosidades, atrações e momentos marcantes, além do incontestável fomento à economia, turismo e geração de emprego e renda.