Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

28/10/2022 11:50
  • Prefeitura apresenta o Natal Digital  no maior evento de inovação do RN
Foto: Alex Régis/ Redação: Secom

A “Go!RN”, evento de fomento ao empreendedorismo inovador do Rio Grande do Norte, está sendo realizado no Centro de Convenções de Natal. A cerimônia de abertura foi realizada nesta sexta-feira e as atividades seguem até este sábado (29). A Prefeitura de Natal é co-realizadora do encontro em parceria com o Sebrae/RN.

A Prefeitura montou um estande para apresentar os serviços inovadores, que são prestados à população, na capital potiguar. No local os visitantes podem testemunhar como funcionam o aplicativo Natal Digital, o programa “Wi-Fi Natal”, o Giga Natal e outras ações da gestão municipal, com execução da Secretaria Municipal de Planejamento - Sempla.

“Nosso estande resume a série de inovações que a gestão Álvaro Dias introduziu em Natal. Nós trouxemos para o Centro de Convenções o Natal Digital, que já faz parte da vida do natalense com ações importantes como por exemplo o acesso democrático ao Cadastramento Único com agilidade, que fez com que muitas pessoas saíssem das ruas”, exemplificou Cledílson Filho, coordenador do estande da Prefeitura.

Cledílson relembrou que Natal implantou recentemente a rede 5G, que já funciona em 15 bairros da capital potiguar. “Além disso, estamos apresentando o funcionamento da rede “Giga Natal”, que conecta 25 órgãos da Prefeitura, 87 Unidades Básicas de Saúde - UBSs, CMEIs e Escolas Municipais”, explica.

O estande da Prefeitura de Natal ainda apresenta aos visitantes o programa “Wi-Fi Natal”, que deve chegar aos 49 pontos da cidade até o final do ano, levando internet grátis e de qualidade para a população. “Nós também estamos aqui realizando uma simulação tecnológica da escadaria de Mãe Luiza, distribuindo nosso material com informações, brindes e realizaremos uma ação de grafitagem em bolsas. Nosso objetivo é conectar as pessoas com a cidade de várias formas”, conclui Cledílson Filho.

A Prefeitura de Natal também participou do evento através de palestras ministradas no palco principal da “Go!RN”.

A secretária adjunta de Tecnologia da Informação, Carol Barbosa foi a mediadora do painel “Cidades Inteligentes: Perspectivas e desafios”. A intervenção foi a primeira do dia no evento. Ela esteve no palco principal do evento ao lado de Leandro Moreira Garcia, diretor-presidente da Associação Nacional das Cidades Inteligentes. “Temos que, usando a tecnologia, interagir com a população de uma tal forma que todos percebam que também têm uma parcela importante de responsabilidade na gestão das cidades. Inclusão digital é fundamental para isso”, comentou.

Na parte da tarde,  a secretária de Planejamento, Joanna Guerra apresenta a palestra “A tecnologia e o atendimento ao cidadão: case Natal Digital”. “Esse é um evento importante na área de inovação e nós reunimos uma série de ações realizadas pela Prefeitura nessa área. Estamos apresentando painéis, palestras e cases, tudo isso para a população”, comentou a secretária Joanna Guerra.

A secretária Executiva da Prefeitura, Danielle Mafra participa do painel “Inovação e setor público? Deu match”. A palestra está marcada para este sábado (29), às 16h, no palco principal.