Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

13/12/2022 14:09
  • Webséries sobre Plano Diretor agora estão disponíveis no Youtube
Foto: Divulgação

As duas webséries publicadas no Instagram do Plano Diretor de Natal  intituladas “Mitos e Verdades do PDN” e “Instrumentos do PDN”, agora também estão disponíveis no canal do Youtube do Plano. Com o objetivo de esclarecer de as dúvidas e as mudanças na Lei Complementar 208/2022, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) lançou os vídeos semanais, durante os meses de julho a novembro deste ano, na rede social.  

Inicialmente no formato Reels para fácil disseminação entre o público na rede social, os vídeos foram gravados pelo titular da Semurb, Thiago Mesquita, e esclarecem de forma acessível e dinâmica os pontos mais importantes da lei urbanística e ambiental do Município, a fim de alcançar todos os natalenses, bem como desmistificar fakenews sobre o documento. 

“Para facilitar ainda mais o acesso da população a esse conteúdo, os vídeos agora estão disponíveis também no canal do plano diretor no YouTube. Essa iniciativa facilita o entendimento sobre a lei e torna a população ainda mais próxima do que foi discutido. Os vídeos são curtos e de fácil compreensão, e podem ajudar a entender melhor sobre esse importante documento que afeta toda a cidade”, disse Mesquita. 

Entre os mitos e verdades abordados estão: vai haver espigões na área não edificante de Ponta Negra? Ou ainda, prédios sombreando as praias da Zona Leste? O futuro das AEIS está ameaçado? É mito ou verdade que foi alterado o limite de altura das construções na cidade? Agora Natal só terá ZPAs e zonas adensáveis? A Via Costeira terá prédios impedindo a paisagem? 

Já os instrumentos esclarecidos foram Fruição Pública, Fachadas Ativas, Transferência de Potencial Construtivo, Outorga Onerosa, Projeto Urbano Local (PUL), Operação Urbana Consorciada, Permeabilidade Visual, Direito de Preempção, Arrecadação de Imóveis Abandonados, Requalificação do Centro Histórico e Política de Mudanças Climáticas.

Aprovado em 23 de dezembro do ano passado após debates na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito, Álvaro Dias, em 7 de março deste ano, o Plano Diretor contém alterações e diretrizes importantes, que interferem nos aspectos socioeconômicos, ambientais, arquitetônicos, culturais e na inclusão e humanização da cidade. Seu objetivo é manter o pleno desenvolvimento das funções sociais e ambientais da cidade e da propriedade, garantindo um uso socialmente justo e ecologicamente equilibrado do seu território, de forma a assegurar a todos os seus habitantes, condições de qualidade de vida, bem-estar e segurança.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css