Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

26/05/2023 15:40
  • Secretária de Educação encerra Semana do Bebê no CMEI Professora Terezinha Linhares
Foto: Lili Gomes/SME

A secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, esteve na manhã desta sexta-feira (26), no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Terezinha Linhares Faustino, localizado no bairro da Redinha, para o encerramento da Semana do Bebê.  A ação que acontece anualmente é uma das estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedidas do Brasil segundo relatos do UNICEF. O principal objetivo é tornar o direito à sobrevivência e desenvolvimento de crianças até seis anos como prioridade absoluta na agenda dos municípios brasileiros.

Durante o encerramento das atividades, os familiares das crianças do Nível III da Educação Infantil foram convidados para participarem do momento. De acordo com a gestora administrativa Maria das Graças da Silva, cada dia da semana foi direcionado para uma turma. O CMEI atende atualmente 291 crianças em 12 turmas nos níveis II ao IV da Educação Infantil. “Essa semana toda é especial, tivemos esses momentos de reflexão, momento de parceria entre os pais e o CMEI”.

“A Semana do Bebê é um momento preparado para as crianças, para que elas possam brincar de várias maneiras. O que é mais importante para a aprendizagem da criança é a brincadeira. Nós estamos sempre batalhando, trazendo o melhor possível para as nossas unidades”, destacou a titular da SME-Natal, Cristina Diniz.

A mãe de Vinicius Miguel Fraga, Maria da Conceição Fraga da Silva comentou sobre o momento. “A semana foi maravilhosa, acho que deveria ter mais palestras nas escolas para os pais participarem. Esses momentos contribuem para o raciocínio da criança, tanto na escola como em casa. Além de aproximar os pais da educação dos filhos”, pontuou.

Para explicar melhor a origem da Semana do Bebê, a diretora do Departamento de Educação Infantil, Alderly Façanha, relatou um pouco da história da iniciativa que acontece em todo Brasil. “A Semana do Bebê que acontece no Brasil todo. É uma ação que aconteceu pela 1ª vez na cidade de Canela (RS). No Rio Grande do Norte a iniciativa acontece desde 2015 com uma ação que aconteceu no Parque das Dunas voltada para a saúde da 1ª infância. É uma atividade intersetorial que acontece entre diversas secretarias”, disse.