Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

06/10/2023 10:52
  • Obras de melhorias e acessibilidade nas calçadas de Natal atingem 40% de execução
Foto: Alex Régis / Redação Secom

Nesta semana, uma das mais importantes ações da Prefeitura do Natal para a mobilidade e segurança dos pedestres, as obras de reestruturação completa das calçadas da cidade atingiram a marca de 40% de conclusão, de acordo com o departamento de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). De acordo com o planejamento dos serviços, já na próxima segunda-feira (09) as intervenções também irão alcançar as Avenidas Hermes da Fonseca e Nascimento de Castro.

“O projeto prevê investimentos na casa de R$ 30 milhões de reais. Uma verdadeira revolução em nossas calçadas. Com mais segurança, mobilidade e respeito com todos”, destacou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Nos últimos meses, os bairros de Lagoa Nova, na zona Sul, e Tirol e Lagoa Seca, na região Leste, receberam serviços que modificaram para melhor a realidade do seu passeio público. A ação da administração municipal, por meio das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), se estenderá até julho de 2024, beneficiando todas as regiões da cidade, com 70 km de calçadas totalmente requalificadas e acessíveis para todos.

O objetivo é proporcionar maior segurança e mobilidade aos pedestres, cadeirantes e deficientes visuais, que terão novas ferramentas para caminharem com mais segurança nos locais. Os trechos incluídos das ruas e avenidas entre os bairros de Lagoa Nova e Tirol estão distribuídos em três zonas denominadas azul, roxa e amarela.

Normas de acessibilidade

Ainda de acordo com a Seinfra, dentre as vias de Lagoa Nova, Lagoa Seca e Tirol contempladas, estão as avenidas Prudente de Morais, Afonso Pena, Amintas Barros, Nascimento de Castro, Nevaldo Rocha, Tororós, Xavier da Silveira, Salgado Filho, Jaguarari e São José.

O processo de requalificação obedece às normas vigentes de acessibilidade. Todas as calçadas possuem superfície regular, firme e antiderrapante. As obras possuem faixas de piso tátil com larguras adequadas, sinalização e rebaixamentos, dentre outras melhorias. Nos trechos do passeio público formados pela junção de duas vias, são instaladas passagem de pessoas com deficiência, bem como boa visibilidade e livre passagem para as faixas de travessia de pedestres.