Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

24/11/2023 13:00
  • Semurb interrompe 06 ligações clandestinas no bairro do Pajuçara
Foto:Divulgação Semurb

O total de seis ligações clandestinas foram interrompidas no bairro do de Pajuçara, na zona Norte de Natal, dando continuidade às ações de controle e fiscalização na região. A ação na tarde dessa quinta-feira (23) foi conduzida por uma equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Agentes compareceram a endereços denunciados no bairro e realizaram o tamponamento de seis ligações clandestinas voltadas para a via pública em cinco imóveis. A fiscalização abrangeu diversas ruas, incluindo Adauto Freire da Silva, Jorge Tavares da Silva, Rua Wiliam Marinho de Leiros, Rua Alcione Dowsley e Rua Maria Isaura de Araújo

“O tamponamento é a vedação do cano que lança o efluente para via pública”, explica o o fiscal ambiental presente na ação, Gustavo Szilagyi. Ele esclarece também, que antes de fazer o procedimento as equipes orientam os proprietários no momento da notificação a paralisar voluntariamente o despejo da água servida, e somente em caso de descumprimento é feita a ação.

A Lei Complementar nº 124/2011, que trata do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais, estabelece de forma taxativa a proibição da utilização do sistema de drenagem como destino final de águas residuárias, considerando tal prática uma infração de natureza gravíssima.

Além disso, a Lei Complementar nº 055/2004, que versa sobre o Código de Obras, veda o lançamento de águas servidas em vias públicas e na rede de drenagem do Município de Natal. A Lei Municipal 4.100/1992, referente ao Código Municipal de Meio Ambiente, impõe a obrigação aos proprietários de imóveis de executar adequadas instalações domiciliares, incluindo abastecimento, armazenamento, distribuição e esgotamento de águas.

Qualquer pessoa que presenciar situação similar pode denunciar na Ouvidoria da Semurb pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 14h. Lembrando que as denúncias podem ser feitas de maneira anônima.