Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

04/06/2024 09:35
  • Pesquisa do Procon Natal identifica redução no preço da cesta básica
Alessandro Marques/Procon Natal

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Natal, conduziu uma pesquisa de preço da cesta básica na capital, revelando uma redução de 1,07% em relação ao mês anterior. Esta diminuição é uma boa notícia para os consumidores, especialmente após cinco meses consecutivos de aumento nos preços. No mês de maio, o preço médio da cesta básica em Natal foi de R$ 429,05, representando uma economia de R$ 4,59 em comparação com o mês anterior, quando o custo era de R$ 433,64. O estudo, realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Procon Natal, monitora mensalmente os preços de quarenta itens essenciais na cidade.

As categorias de mercearia, açougue e hortifrúti apresentaram variação negativa, com reduções de (-0,26%), (-0,95%) e (-1,59%), respectivamente. Entretanto, alguns produtos registraram aumento de preço, e na media o arroz agulhinha tipo dois de R$ 6,82 e açúcar cristal de R$ 4,52, na categoria de mercearia. Na categoria de açougue, produtos como carne de segunda de R$ 25,25, frango congelado R$ 12,42 e queijo coalho R$ 46,82 tiveram seus preços aumentados em relação ao mês anterior. O mesmo padrão foi observado na categoria de hortifrúti, onde itens como batata comum preço médio de R$ 8,43 e batata-doce de R$ 5,37 também registraram aumentos.

Ao longo dos meses pesquisados deste ano, o preço médio da cesta básica teve uma trajetória ascendente, passando de R$ 416,11 no início do ano para R$ 433,64 no final do quadrimestre, representando um aumento de R$ 17,53 para os consumidores. No entanto, em maio, houve uma reversão dessa tendência, com uma redução no preço médio.

Durante as quatro semanas do mês de maio, foram observadas variações nos preços da cesta básica. A primeira semana geralmente apresenta preços mais altos, enquanto na última semana os preços tendem a ser mais baixos. Para o Núcleo de pesquisa é comum encontrar a primeira semana com alta de preço dos produtos comercializados, assim como na última semana os menores preços para os consumidores irem as compras.

O Núcleo de Pesquisa do Procon Natal acompanha semanalmente 26 estabelecimentos comerciais na capital, coletando os preços de 40 itens que compõem a cesta básica. Os resultados completos da pesquisa são divulgados no início do mês seguinte no site oficial do Procon Natal. O objetivo principal do Procon Natal com essa pesquisa é fornecer informações aos consumidores da capital para promover o consumo consciente e econômico. Os consumidores são encorajados a estar atentos às variações de preços durante a semana e em dias específicos do mês, além de procurar os estabelecimentos com os melhores preços. O Procon Natal, divulga na íntegra no início do mês subsequente, o preço médio da cesta básica mais barata, assim como a variação dos seguimentos pesquisados, o maior e menor preço encontrado, no site www.natal.rn.gov.br/procon/pesquisa.

Por fim, essa pesquisa fornece valiosos insights para os consumidores tomarem decisões informadas durante suas compras. Para mais informações, dúvidas ou denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o Procon Natal através do WhatsApp (84) 98812-3865, e-mail procon.natal@natal.gov.br ou visitando a sede do órgão na rua Ulisses Caldas, 181, no bairro de Cidade Alta.