Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

06/06/2024 09:41
  • Procon Natal realiza Pesquisa de preço combustível nos postos da capital
Alessandro Marques/Procon Natal

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Natal realizou pesquisa de preços de combustíveis na cidade do Natal no dia 03 de junho. A pesquisa identificou redução de valor em todos os combustíveis analisados. O preço médio da gasolina comum em junho foi de R$ 6,18, comparado a R$ 6,26 em maio, representando uma redução de R$ 0,08 por litro.

Redução no Preço do Etanol apresentou o maior redução percentual, com uma queda de R$ 1,11, equivalente a uma variação de -4,76% em relação ao mês anterior. Este combustível teve variações significativas no primeiro semestre do ano, alcançando os preços mais altos em abril e maio, com uma média de R$ 5,09. A redução observada em junho representa uma variação acumulada de 19,28%.

Na análise regional dos preços, a pesquisa abrangeu todas as quatro regiões de Natal, analisando os preços dos combustíveis e identificando variações significativas entre os preços mais altos e mais baixos praticados nos postos da capital. Para a gasolina comum e aditivada, a variação foi de 6,68% (R$ 0,40), com o maior preço de R$ 6,39 e o menor de R$ 5,99. O diesel comum e o S-10 apresentaram variações de 17,06% (R$ 0,93) e 10,37% (R$ 0,61), respectivamente. O gás veicular teve uma variação de 4,01%. O etanol teve a maior variação percentual, de 26,56%, com o maior preço de R$ 5,29 e o menor de R$ 4,18, resultando em uma economia de R$ 1,11 para o consumidor que pesquisa.

Os melhores preços por região foram encontrados na região sul para o etanol R$ 4,81 e o gás veicular R$ 5,08. Na região oeste, foram identificados os melhores preços para a gasolina comum (R$ 6,15) e aditivada (R$ 6,17), bem como para o diesel comum (R$ 5,98) e o S-10 (R$ 6,11).

O Núcleo de Pesquisa do Procon Natal analisa mensalmente os preços de combustível em 87 postos na cidade, contemplando todas as regiões. As planilhas com os dados detalhados podem ser acessadas no site http://www.natal.rn.gov.br/procon/pesquisa. A cópia dos dados é permitida desde que a fonte seja citada: Núcleo de Pesquisa Procon Natal. No entanto, é vedada a utilização deste material, integral ou parcial, para fins de anúncio publicitário comercial de qualquer espécie.

O Procon Natal identificou que 72% dos postos reduziram o preço do etanol, 79% reduziram o preço da gasolina comum e 59% o preço do diesel S-10 em comparação com o mês passado. A pesquisa no primeiro semestre do ano constatou variações negativas nos preços dos combustíveis em janeiro, março e junho. Em fevereiro, os preços mais altos foram observados, com a gasolina comum chegando a R$ 6,26 e o etanol atingindo R$ 5,09 em março e abril.

Os consumidores devem estar atentos e pesquisar os melhores preços para abastecer. Caso identifiquem preços acima da média, podem denunciar ao Procon Natal com o cupom fiscal. As denúncias podem ser feitas na sede do órgão ou pelos canais de atendimento: WhatsApp (84) 98812-3865 e e-mail procon.natal@natal.gov.br.