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03/07/2024 09:45
  • Departamento de Ensino Fundamental avalia plataformas de alfabetização
Foto: Manoel Barbosa / SME

O Departamento de Ensino Fundamental (DEF) da Secretaria Municipal de Educação de Natal promoveu na manhã desta terça-feira (02) a formação de acompanhamento dos resultados internos e externos, programas e plataformas nas escolas, reunindo os diretores pedagógicos do Ensino Fundamental. O encontro formativo aconteceu no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). 

O evento teve como foco o acompanhamento dos resultados nas plataformas escolares Farol, Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED), Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) e Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. 

Para a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, o encontro formativo é importante porque tem como objetivo chamar a atenção do diretor para as plataformas, para a importância dos dados. "Os dados não existem por si só, mas revelam e apontam possibilidades pedagógicas e estratégias para ampliar o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos nossos estudantes”, afirmou Capistrano. 

 A diretora do DEF da SME-Natal, Noélia Barbosa Costa de Queiroz, ressaltou o papel das plataformas na melhoria da educação. “As plataformas fornecem uma visão clara e detalhada do desempenho dos estudantes, permitindo que os diretores e educadores identifiquem pontos fortes e áreas que precisam de intervenção. Isso nos ajuda a desenvolver estratégias mais eficazes para garantir uma educação de qualidade para todos”, disse. 

 Para a diretora pedagógica da Escola Municipal Vereador José Sotero, Francinelia de Lucena, as plataformas dão suporte para planejar ações futuras. "As plataformas vêm mostrar parte do resultado, porque a totalidade nenhuma plataforma vai conseguir, dependendo da realidade do educando, mas elas nos apontam caminhos para buscar novas estratégias e melhorar o que está sendo feito, ou criar novas para que o aluno realmente tenha acesso a esse conhecimento, para que o estudante consiga se apropriar", citou. 

 A formação reforçou o compromisso da Secretaria Municipal de Educação em utilizar dados educacionais para aprimorar as práticas pedagógicas e promover o desenvolvimento dos estudantes da rede municipal.



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