Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

03/07/2024 15:15
  • Secretaria de Educação celebra o Dia Municipal de Combate ao Racismo
Foto: Ana Flávia / SME

O Dia Municipal de Combate ao Racismo foi celebrado pela Secretaria Municipal de Educação, que promoveu na manhã desta quarta-feira (03), uma ação alusiva à data, instituída pela Lei Municipal nº 7.531, de 1º de junho de 2023. O evento foi organizado pelo Departamento de Ensino Fundamental (DEF).

A assessora pedagógica do DEF, Adriana do Carmo Ferreira dos Santos, que faz parte da equipe que desenvolve ações de combate ao racismo nas unidades de ensino, destacou a representatividade da legislação. “Esta lei é de suma importância para que toda a sociedade pare para refletir, pare e discuta sobre as questões do racismo, os desdobramentos que o racismo acarreta na sociedade, na comunidade preta e indígena”, disse.

Sobre a ação em alusão a este dia que ocorreu no hall de entrada da SME-Natal, Adriana Ferreira ainda destacou a iniciativa da Secretaria. “É muito gratificante para mim, eu fico feliz no sentido de fazer e estar fazendo acontecer, dando visibilidade à lei, colocando-a em prática e lutando. É uma luta, não é fácil, mas é uma luta de resistência e vamos continuar lutando contra o racismo pela igualdade, equidade racial, por uma sociedade mais justa”, ressaltou.

Um dos pontos altos da ação foi a performance teatral “Tereza de Benguela Rainha Negra do Brasil” apresentada pela artista Célia Maria Lins de Melo, que além de cumprir com atribuições como funcionária pública na área da segurança estadual, é contadora de histórias e atriz. “Nesse espaço em que se fomenta toda a educação, falar sobre essa temática, desenvolver atividades de combate ao racismo, é mais uma ferramenta que nós temos que utilizar, nas escolas principalmente, de luta e consagrar esse dia, com muita felicidade, distribuindo, fazendo poesia, seja lá do que for para que esse mal social seja combatido”, destacou a artista que preparou especialmente para distribuir entre os participantes o cordel intitulado “Racismo Herança dos Açoites”. Célia Melo é cordelista e membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN.

“Um ato desse promove a curiosidade, caso as pessoas aqui presentes ainda não conheciam essa lei e tantas outras leis que realmente amparam o combate ao racismo a partir de agora elas irão pesquisar, estudar, para terem e formarem uma opinião e daí desenvolver o diálogo e a atitude de respeito com as pessoas as quais elas convivem”, destacou a assessora pedagógica do DEF, Rosa Magda dos Santos.

A secretária adjunta de Gestão Escolar, Sirleide Silva de Oliveira Souza, agradeceu a equipe que organizou a ação e também reverbera nas unidades de ensino o conhecimento contra o racismo. “Não importa a quantidade do tempo, mas a intensidade com que vivemos esse tempo, esse momento. O agora é momento de reflexão, de respeito ao outro, e acima de tudo uma Secretaria de Educação não poderia se furtar e ignorar uma data tão especial, em uma terra repleta de miscigenação racial”, afirmou.

“É extremamente importante, visto que nós enquanto Secretaria de Educação, temos a incumbência, temos a obrigação de transmitir essa mensagem para que aqueles que fazem a educação, mas também, a sociedade em geral, possa ter essa consciência crítica da importância, não só desta data em si, mas do ato, do antirracismo, de práticas antirracistas”, destacou a assessora de Planejamento e Avaliação, Sírlia Fernandes de Lira, que presenciou todo o momento.