natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) registrou duas autuações e um auto de infração durante o último fim de semana e feriado prolongado de Páscoa em Natal. A operação reforçou o combate à poluição sonora e o descumprimento das normas ambientais em diferentes regiões da cidade, com apoio do Grupamento de Ações Ambientais da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN).
Na quinta-feira (17), véspera do feriado, foram realizadas inspeções em bares da Zona Norte, sem registros de infrações. Já na Zona Oeste, no bairro Nossa Senhora de Nazaré, um bar foi autuado por descumprir normas ambientais.
Na sexta-feira (18), as fiscalizações se concentraram na orla da Praia de Ponta Negra, em áreas públicas com histórico de reincidência. Um dos bares vistoriados encerrou as atividades no horário permitido, às 22h, em conformidade com a legislação. No entanto, outro estabelecimento foi autuado por emitir ruídos acima dos níveis permitidos, operar com alvará vencido e sem adequação acústica.
“Apesar da autuação em um bar, a noite de sexta-feira foi tranquila, sem intercorrências. Por ser um feriado que antecede o fim de semana, esperava-se maior movimentação, mas foi um dia calmo”, destacou o supervisor de plantão da Semurb, Iang Chaves.
Na tarde do sábado, a equipe foi investigar uma denúncia de deposição irregular de resíduos sólidos, na rua Trairi, na zona leste do município. Foi constatado a irregularidade e com isso foi preenchido o auto de infração. Ainda no sábado, foram feitas vistorias no morro do careca, sem registros de infração.
Já na noite de sábado (20), fiscais da Semurb e agentes da Guarda Municipal realizaram uma operação no bairro Planalto, Zona Oeste, para verificar denúncias sobre paredões de som e música ao vivo em área pública. Até as 22h30, nenhuma irregularidade foi encontrada, e os quatro estabelecimentos frequentemente denunciados já haviam encerrado suas atividades.
Denúncias
As ações fazem parte do plantão de fim de semana da Semurb e reforçam o compromisso com a ordem pública, o bem-estar coletivo e a proteção ambiental. A pasta destaca a importância da participação da população na identificação de irregularidades.
As denúncias podem ser registradas na Ouvidoria da Semurb, pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail: ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br. Nos fins de semana e feriados, a população pode acionar o CIOSP, pelo número 190.