Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

24/04/2025 15:00
  • Técnicos da Semurb visitam Projeto Limpa Mangue
Divulgação

Técnicos da secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) visitaram, na tarde de quarta-feira, (23), o projeto “Limpa Mangue”, amparado pelo Instituto Navegar, Marinha do Brasil e Iate Clube Natal. O convite foi feito pelo diretor do Instituto, Tárcis Trajano, que mostrou o trabalho e promoveu um passeio de jangada à equipe, que ao longo do caminho pode vivenciar um pouco do trabalho de coleta do lixo que é jogado no rio Potengi.

O propósito da visita foi conhecer e entender o projeto, como funciona e os impactos positivos, não apenas ao meio ambiente diretamente, como também com  a instrução de crianças e adolescentes sobre educação ambiental e as consequências de se poluir a cidade O Instituto Navegar também fornece aulas de velas para crianças e adolescentes de escolas públicas, dos bairros mais próximos ao rio Potengi, como Redinha e Passo da Pátria.

Os técnicos da Semurb foram até a área onde está sendo realizado o trabalho de limpeza, uma área do mangue, situada no bairro de Salinas, zona norte da cidade. No local há muito lixo, restos de móveis, como cascos de geladeira, sofás, sandálias, sapatos, marmitas de isopor e muita madeira, que impedem os animais marinhos de se reproduzirem. Segundo ele, esse local está recebendo uma atenção especial do Instituto, que com a ajuda da Urbana está conseguindo remover uma vez por semana parte do material

O professor de Geografia e gestor do projeto, Tárcis Trajano, contou que foi em sua pesquisa de mestrado, que conheceu o pescador Mardones, que é pai de um aluno do Instituto. Mardones tinha uma canoa pequena e já fazia a limpeza do mangue às margens do Rio Potengi. A pesquisa do professor consistia em identificar os impactos no Rio Potengi.  "Nos unimos em defesa do meio ambiente e assim surgiu o projeto "Limpa Mangue",  explicou o professor. 

“Todo aquele lixo no mangue me deixava muuito angustiado. Onde tem sujeira, os peixes, aratu e caranguejos somem, e isso impacta na vida de todos nós, principalmente de quem depende de pesca para viver", disse o pescador e voluntário do projeto, Mardones.

Os técnicos demarcaram no mapa, a área que está sendo trabalhada pelo projeto e que necessita de apoio para que ele se realize na integralidade. O material será entregue ao secretário da pasta para que ele analise e possa iniciar o processo de parceria entre a Prefeitura  e o Instituto Navegar.

O projeto, atualmente,  está em expansão com a construção de um píer à margem do Rio, no trecho do Passo da Pátria, e de uma cobertura para abrigar o projeto. Como o local é uma área gerida pela União, os técnicos ficaram de informar qual seria o trâmite para o licenciamento,  tendo em vista que ele será instalado às margens do rio.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css