Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

13/05/2025 20:23
  • Prefeitura e Conselho Estadual de Cultura discutem requalificação do Centro Histórico de Natal
Magnus Nascimento

A requalificação do Centro Histórico de Natal voltou à pauta em reunião realizada, nesta terça-feira (13), entre a Prefeitura e o Conselho Estadual de Cultura. O encontro, sediado na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, teve como foco a apresentação das ações já em curso nos bairros da Cidade Alta e Ribeira, além da construção de um canal aberto ao diálogo com representantes da cultura, do patrimônio e da sociedade civil organizada.

A vice-prefeita Joanna Guerra participou da reunião ao lado do secretário da Sepae (Secretaria de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação), Arthur Dutra, e da secretária de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti. O encontro contou ainda com a presença de conselheiros, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de membros da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.

Durante a reunião, Joanna Guerra ressaltou a importância do trabalho integrado entre poder público e instituições para a construção de soluções sustentáveis para a Ribeira e a Cidade Alta. “Foi uma reunião muito produtiva, onde pudemos ouvir os conselheiros do Estado, representantes do Iphan e da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras — pessoas que vivenciaram a Ribeira em sua fase mais efervescente. Hoje, estamos num processo de reconstrução de ideias e de planejamento, com o objetivo de revitalizar o Centro Histórico de forma integrada. A Prefeitura instituiu um grupo de trabalho multissetorial para construir, a várias mãos, um projeto que envolva habitação, cultura e lazer, devolvendo esses espaços à população”, destacou.

A vice-prefeita também pontuou que algumas ações já estão em curso. “As melhorias na infraestrutura já estão acontecendo. A população já usufrui, por exemplo, da requalificação da Avenida do Contorno, entre a Ribeira e a Cidade Alta. É uma área que ganhou novo passeio, praças, iluminação de LED e bases da Guarda Municipal. Estamos estudando, dentro do grupo de trabalho, novas formas de ocupação com a presença de setores administrativos e equipamentos públicos que tragam vida à região. A presença das pessoas é o que fortalece o comércio e o desenvolvimento comunitário nesses espaços”, concluiu.

O secretário Arthur Dutra enfatizou o papel da Sepae no fortalecimento do diálogo com a iniciativa privada. “Estamos somando esforços a partir do escopo do empreendedorismo e do investidor, entendendo as demandas que vêm do setor privado. Dentro do zoneamento da Ribeira, há distinções entre áreas tombadas e outras com permissões para diferentes atividades, o que exige uma abordagem técnica e jurídica cuidadosa. Estamos entusiasmados com o trabalho coletivo e acreditamos que este é um momento de avanços mais concretos, que culminarão em resultados permanentes”, afirmou.

O empresário e conselheiro Antônio Gentil, propositor da reunião, destacou a importância do tema. “Esse é um assunto que já desafiou várias administrações. A Ribeira e a Cidade Alta foram, por muitos anos, centros comerciais e culturais da cidade, e hoje enfrentam o esvaziamento. É essencial que essa discussão seja tratada como prioridade, com ações concretas e continuadas. Ficamos felizes em ver a gestão municipal presente e articulada em torno da revitalização desses espaços”, pontuou.

O Conselho Estadual de Cultura é composto por 15 membros e atua na formulação de políticas públicas, preservação do patrimônio e promoção da cultura potiguar. As reuniões são realizadas semanalmente e abertas à participação de convidados e representantes da sociedade civil organizada.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css