natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Prefeitura do Natal confirma mais uma edição dos Jogos Escolares Municipais (JEMs), e divulga nesta segunda-feira (30), o calendário de toda competição da 37ª edição. Os JEMs são o maior evento esportivo da Rede Municipal de Ensino.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME) o cronograma vai ter o seguinte calendário: de 08 a 31/07 é o período destinado à adesão das escolas; já de 11/08 a 30/09 acontece às inscrições dos atletas; no dia 03 de novembro vai acontecer o congresso técnico; e de 04 a 09/11 o período de substituição de atleta. A tradicional competição desportiva vai ser realizada de 24 de novembro a 07 de dezembro.
Os Jogos Escolares Municipais têm a finalidade de promover o congraçamento entre os estudantes das escolas municipais, estimulando a prática esportiva, contribuindo desta forma para o desenvolvimento da cultura cidadã. A coordenação do JEMs é de responsabilidade técnica do Setor de Cultura, Eventos e Desporto, do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) da SME-Natal.
De acordo com a coordenação dos JEMs, tem-se uma perspectiva de participação de 60 escolas de Ensino Fundamental, distribuídas em 19 modalidades, sendo 16 desportivas, 01 paralímpica e 02 festivais projetando assim a participação de mais de 500 equipes, totalizando aproximadamente cinco mil atletas. Desta forma, os JEMs resultam em um eficaz meio de integração e motivação pedagógica, colaborando de forma significativa para a formação do ser cidadão, ético, criativo, bem relacionado e proativo.
Os XXXVII JEMs serão realizados para os gêneros masculino e feminino, conforme as seguintes categorias: Pré-Mirim 1 (estudantes com idade até 9 anos); Pré-Mirim 2 (estudantes com idade até 11 anos); Mirim (estudantes com idade até 13 anos); Infantil (estudantes com idade até 15 anos) e Juvenil (estudantes com idade até 17 anos).
A novidade desta edição dos JEMs é a realização do 1º Festival de Esportes Adaptados com o objetivo de permitir que crianças e adolescentes, com e sem deficiência possam vivenciar modalidades paralímpicas de forma lúdica, sem caráter competitivo, além da continuidade do Festival de Dança.